domingo, 17 de abril de 2011

1993 - 2011 - QUANTOS ANOS DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE TURISMO VOCÊ TEM?

Homenagem ao amigo Paulo Delgado, pelo incentivo que me deu quando cheguei em São Sebastião...








Embora esse artigo de hoje tenha ligação com TURISMO, especificamente à minha vivência e experiência ao longo de mais de 25 anos, que tem como principal argumento,a proteção da minha integridade profissional, a proteção contra qualquer calúnia e difamação que possa surgir sobre meu trabalho.

Mostrar aqui que ha muitas menções comprobatórias do meu curriculum ilibado diante de factóides sem mesmo uma única formação ou conhecimento,

porém são os mandatários das ações que muitas vezes, temos conhecimento, mas não autoridade para discordar e quando discordamos, sofremos manobras nefastas, articuladas por outrem que em concluio traiçoeiro tentam prejudicar nossa imagem perante o trade, e outros do segmento, mas minha reputação e ética precedem a intenção desses que mais uma vez apenas passarão, como muitos que passaram e não voltaram...


As coisas que nos acontecem, as vezes nos levam, alguns a chorarem, lamentar-se e outros a guardar dentro de seus corações e continuar a vida, lutando, sorrindo, mas entre essas opções, você pode ainda, reler, buscar sabedoria para lidar contra a calúnia e sou humano como qualquer um daqui, conterrâneos, que igualmente como eu, já presenciaram muitas situações nesta aprazível cidade, que com tanto amor, tentamos, defender, incentivá-la a progredir e proporcionar uma vida digna a todos...

Nesse exílio em que voluntariamente me coloquei, li muito, revirei algumas coisas e descobri esse texto abaixo, publicado em um periódico local da época chamado FOLHA DA CIDADE, do saudoso PAULO DELGADO e que eu era também colunista, e ele me escreveu esse artigo abaixo, na semana de 16 a 22/10 de 1993, intitulado "ATITUDES CORAJOSAS É PRECISO" que reescrevo na íntegra:

"Quando conheci o jovem autor que escreve sobre turismo, senti nele a vontade de servir com a cultura já arraigada do velho mundo.
Humildemente aceitou nosso convite, dizendo que era uma grande oportunidade de transferir suas experiências adquiridas, para que a cidade e a região pudessem, conhecer, na prática, como se pode obter lucro para a comunidade através da indústria do turismo.
Com experiência com os jovens, pois lecionei em faculdades e institutos durante mais de uma década, entendia que não era o jornal que lhe dava uma oportunidade, e sim, ele a todos nós. Incentivei e cabia a ele deslanchar, como vem fazendo. E em nome daquela experiência, sinto que suas forças adquiridas lá fora, estão desejosas de seu regresso. Tem o direito de escolha, como tenho, em nome da amizade e da idade, mandar-lhe um recado público.
Dizíamos em edição anterior que recebemos um elogio de duas pessoas, sintetizadas numa frese: "Hoje, a cidade precisa do jornal, aguerrido, ousado e que diga a verdade."Nós aproveitamos o gancho e exclamamos ao jovem: "A cidade precisa de seus conhecimentos e experiência."
Poucos, com a sua idade chegaram até onde já chegou, e não é preciso ter a reserva mental da expansão intelectual adquirida. E ela deve ser colocada a serviço do país de origem, porque, ainda somos um terceiro mundo que deve avançar no tempo e no espaço. E só seus filhos podem dar a ele, fraternidade, sabedoria e humildade para o desenvolvimento que todos nós esperamos. O Brasil tem jeito sim. Cabe a cada um de nós assumirmos o nosso papel diante de uma sociedade que não é mais expectadora dos acontecimentos. Todos nós sofremos pressões e somos vítimas de um sistema. Cabe a nós combater.
As mágoas, o não reconhecimento, são frutos da pequenez de algumas pessoas e elas fortuitamente, são passageiras na "trilha" da história.
Um dia, nós, ou outros perguntarão: Valeu a pena viver? Deixamos algo aos nossos descendentes, ou simplesmente passamos pela vida?
Deixo à sua meditação a seguinte frase de Sócrates:
"Vale mais sofrer a injustiça do que cometê-la."

Dr.Paulo Delgado.

Obrigado saudoso e querido amigo, onde quer que esteja, reler isso me fortaleceu, e vi o que produzi e edifiquei na época que fui colunista, que viajei representando e levando o nome dessa cidade, promovendo e fomentando o turismo, como mostrado nas fotos e documentos anexados.

Dedico esse artigo ao Dr. Paulo Delgado que acreditou no meu trabalho, na minha dignidade e na minha ética e que suas palavras lá de 1993, mostram que não cheguei agora, que não caí de paraquedas naquilo que falo e escrevo...

Abaixo documento de um dos mais notáveis nomes do TURISMO NACIONAL do antigo Ministério da Indústria do Comercio e do Turismo, Caio Luiz de Carvalho:


Shalom aleihem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário