quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

QUANDO VOCÊ CONVERSA SOBRE TURISMO, VOCÊ SABE DO QUE FALA?



Péppe de Paula e a veterana e amiga
Diretora da Secretaria de turismo de SP -
Dora Gimenez
Alo turistas, viajantes, estudantes de turismo, hotelaria, educação física voltada para empreendimentos de turismo e lazer, resorts, trade e empresários dos setores mencionados, mais uma semana por aqui neste "nosso" cantinho para divulgar um texto que escrevo com muito carinho semanalmente, quando posso, pois se pudesse escreveria todos os dias, mas todos temos que trabalhar e se um dia conseguir viver só disso ou as consultorias ou palestras aparecerem, aí prometo que produzirei muito mais do que somente uma vez por semana.

No texto de hoje farei um agradecimento àqueles que postam algum comentário ou enviam algum email sobre o que escrevo  ou sobre os "guest posts" que me enviam e é um grande prazer colocá-los aqui. Olha! muito obrigado mesmo, por compartilharem, me divulgarem e me apoiarem e me comprometo a sempre responder seus comentários ou emails ou ainda de qualquer um que me envie solicitação sobre qualquer assunto relacionado neste blog.


A "conversa" de hoje abrange uma análise do proposto  entre duas leituras que fiz, uma no blog do meu amigo e consultor Eduardo Faraco, http://opousadeiro.blogspot.com/, um texto que fala das diferenças entre um hoteleiro e dono de hotel (Recomendo a leitura) e o outro da minha mais nova amiga "blogueira" , Silmara Colombo, http://www.deturistaaviajante.com (Igualmente recomento de tão interessante que é) , que me enviou um texto como "guest post" que publicarei abaixo, intitulado "Turista ou Viajante?", mas antes farei um comentário sobre a comparação dessas situações que norteiam o turismo no Brasil, infelizmente, o que nos conota como não muito profissionais.

O foco desses dois assuntos na minha análise é a falta de conhecimento na etimologia ou no sentido das palavras que permeiam o mundo do turismo e hotelaria o que é muito bem explicado pelo consultor e pela "blogueira" nos seus respectivos textos, porém o que quero dizer é que são muitas, mas muitas pessoas mesmo que  pensam ser entendidas ou experts nesses assuntos, que conhecem tudo sobre turismo e hotelaria e na verdade não sabem o significado das palavras. Caem literalmente de "paraquedas", dando palpite em áreas completamente diferentes as suas de origem (ou não), pois acreditam ter conhecimento do turismo e segmentos, da hotelaria e da própria Lei que rege o Turismo Tupiniquim (Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008), que é recente, haja vista a falta de profissionalismo que vigorava e a falta de organização (Mas não melhorou muito), pois sabe-se que o turismo tem o início de sua história pelos idos de 1845 no mundo.

A palavra turismo é decorrente da palavra inglesa  tourims, originária de  tourisme (língua francesa). Etimologicamente, o significado da palavra francesa  tour, derivada do latim “tornare” e do grego ”tornos”, corresponde a um giro ou um círculo. Quando a palavra tour foi transposta para o inglês seu significado passou a ser especificamente “um giro”. Com a adição do sufixo “isme” (definido como uma ação ou processo), a palavra tourisme passou a representar a ação de um movimento ao redor de um círculo (THEOBALD, 1997 apud BARBOSA, 2002).

Bom! Não vou construir um compêndio acadêmico aqui para explicar algo sobre a matéria e sim chamar atenção daqueles que gostam de falar sobre turismo e seus segmentos, que procurem se informar melhor, pois quando forem dizer, por exemplo, que TURISMO e VERANISMO é a mesma coisa (Escreverei sobre a diferença em outro texto no futuro) por aí afora ou nas comunidades do Facebook, estarão certamente "pagando um mico" enorme!


Voltando ao assunto o consultor Eduardo Faraco termina o seu texto com uma pergunta para seus leitores e imagino que faça essa mesma pergunta a seus consultantes, sobre o real conhecimento deles, se eles são hoteleiros ou donos de hotel?

Já a Professora Silmara Colombo explicou os significados e diferenças de Turista e Viajante muito propriamente e manifestou algumas opiniões, como vocês poderão ler a seguir:

GUEST POST

Turista ou Viajante?

Quando comecei meu blog me sentia nessa etapa de transição por isso o batizei De Turista a Viajante. Mas existem mesmo diferenças? A meu ver sim, e acredito que a grande maioria dos atuais viajantes já foram turistas um dia, mas nem todos admitem isso.

O turista comprou o pacote turístico e não se lembra nem do nome do hotel onde se hospedará, pois deixou tudo por conta de seu agente de viagem. Chegando ao destino escolhido vai contratar outro pacote para a semana toda numa agência local de receptivo e relax total, sombra e água fresca. Considero muito válida essa forma de viajar, só é um pouco mais cara que ser viajante.

O viajante pesquisa muito sobre o destino antes da viagem e aprende a se localizar na cidade, inclusive usando meios de transporte como ônibus e metrô. Compra suas passagens e reserva hotel pela internet e quando alguma coisa não sai como o esperado fica sem ter a quem recorrer, principalmente quando se trata de viagens internacionais.

Qual o ideal? Unir o que há de melhor nas duas categorias.

Ser turista quando é mais barato comprar o pacote com aéreo, hotel, traslados e ainda dividir em 10 vezes que reservar o hotel por conta própria pagando 50% da estadia a vista. Ou contratar uma agência de receptivo quando há muito mais comodidade em ser pego e deixado na porta do hotel que em pegar 2 ônibus coletivos para economizar alguns reais.

Ser viajante e não utilizar nada além do que foi contratado no pacote e sim fazer seu próprio roteiro. Integrar-se ao dia a dia da cidade que visita misturando-se aos nativos e desprendendo-se dos roteiros meramente turísticos. Conhecer aquele lugarzinho especial que guia nenhum indica porque lá não ganhará comissão.

Não consigo entender algumas críticas ao ‘turismo de massa’, não vejo nenhum problema em ser turista e se hoje me considero um pouco mais viajante é porque aprendi muito viajando por pacotes turísticos e auxiliada por agentes e guias de turismo.

Como está acontecendo essa ‘metamorfose’ você lê no blog http://www.deturistaaviajante.com

Por Silmara Colombo



Parabéns aos dois pela qualidade dos blogs, recomendo mais uma vez a todos, garanto que será uma leitura muito rica para aqueles que gostam e queiram falar sobre turismo, hotelaria, alimentos e bebidas com propriedade.

Finalizando a análise sobre o foco do texto de hoje, o que se observa é um grande amadorismo na condução e gestão do turismo e seus diversos segmentos em todas as esferas públicas ou privadas salvo poucos empreendimentos ou políticas públicas de sucesso que fazem de seus empreendimentos ou autarquias públicas, autossuficientes e sustentáveis.

A organização do TRADE é fundamental, cooperativismo e associativismo do terceiro setor é estratégico e a profissionalização e implantação de políticas públicas para o setor é o alavancador e a sustentabilidade é permanência da auto-suficiente e perene economia de um município ou região!

Até a próxima!

"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar."
( Marilyn vos Savant )


@tourismeadviser
http://www.linkedin.com/pub/j-iran-p%C3%A9ppe-de-paula/30/836/594
Skype: peppe.de.paula
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261


2 comentários: