segunda-feira, 5 de março de 2012

O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE GERENCIAR O TURISMO DA SUA CIDADE OU REGIÃO?

Aeroporto de São José dos Campos, embarque para o RJ.
Meus queridos leitores, seguidores, críticos e acompanhantes de meus textos, mais uma  semana e mais um deles, para que vocês se deleitem ou não, nessa matéria tão fascinante, que nos faz literalmente viajar.

Estou escrevendo com dificuldade, pois foi uma semana difícil no trabalho e por problemas de saúde, além de estar trabalhando em casa também para cumprir alguns contratos firmados, mas mesmo assim vim aqui escrever pelo menos um pouquinho,  mesmo porque  passei boa parte da semana pensando numa questão que me fizeram em relação ao que eu faria com o  turismo do município e da região.

É claro que por causa de minhas condições físicas e emocionais, não responderei como deveria, analisando de maneira mais técnica as conjecturas e pragmatismos viciados da região mais detalhadamente sobre essa questão, que envolve o turismo e a hotelaria de nossa região como um todo.

Tenho lido bastante sobre hospitalidade, e já aí, tenho uma visão muito complexa sobre o que se deve fazer para tentarmos recuperar 20 anos de ingerência nesse segmento que deveria ser a mola mestra de nossa economia.

Bom, mas de imediato eu respondi a  essa  pessoa que me propôs essa questão, que atualmente eu não faria nada com o que se tem, e acredito com muita fidelidade naquilo que estudei, leio e pesquiso, que é necessário uma real e total mudança nos paradigmas de gestão público privada e nas políticas públicas de turismo, visando a sustentabilidade e rentabilidade desse segmento.

Promulgo categoricamente que esqueçamos tudo o que existe, aproveitando apenas a parte não "cancerosa" do segmento, partindo do princípio, a análise dos relatórios de competitividade existentes  (Mitur, Estaduais e Municipais),  que nos mostrarão um norte para atingir competitividade nos mercados consumidores de turismo.

Basicamente esses relatórios apontam os pontos favoráveis e desfavoráveis e que envolvem, principalmente os quesitos como: acesso (hiiiiiiiii), saúde, segurança, infra estrutura, serviços, mão de obra (hiiiii) e muitos outros.

Aproveito para comentar os vários posts no facebook onde já li moradores "descerem a lenha" no turista, sem mesmo saberem diferenciar essa nomenclatura, explicação disponível no link abaixo:
http://www.peppedepaulaturismobrazil.blogspot.com/2012/02/turismo-ou-veranismo-turista-ou.html e é tão rara por aqui, então, a educação para o turismo, já seria algo interessante a se pensar, para agregar à rede pública de  ensino, em palestras para os pais e comunidade e ser levado as Associações de Moradores, mas antes disso ter conhecimento do tipo de frequentadores que queremos para nossas cidades e região.

Aconselho àquele ou aqueles que forem gerenciar nosso município e região a repensarem em suas políticas públicas para o turismo, desmitificarem os pragmatismos existentes, ouvirem especialistas da área e se conscientizarem verdadeiramente da importância do turismo, tanto que o modelo de gestão já não combina mais com a adição de pastas como cultura, educação, esportes e etc  ao segmento de turismo.

O órgão de turismo seja qualquer modelo que tenha, Secretaria, agência, coordenadoria e etc, deve ser única e desvinculado de mandantes centralizadores, a competência do gestor deve ter autonomia nas questões deliberativas na direção das ações mitigadoras em prol do fomento do turismo.

E mesmo que o gestor seja um agente político, este deve estar cercado de bons profissionais e alicerçado nas bases de apoio que sobrevivem do turismo e seus segmentos, como o trade, Conselho  Municipal de Turismo, Associação Comercial e terceiro setor.

Por sua vez esse órgão deve ter uma autonomia orçamentária e repasse para o  FMT - Fundo Municipal de Turismo, controlado pelo orgão, CMT, Associação Comercial, Secretaria da Fazenda e fiscalizado pelo Ministério Público, que poderei descrever futuramente e isoladamente (CMT, e a importância da Associação Comercial e o Trade).

Rascunhei em outubro de 2011 um modelo de organograma para uma possível SECRETARIA DE TURISMO (Ponto) disponível no link http://www.peppedepaulaturismobrazil.blogspot.com/2011/10/luta-por-fazer-sao-sebastiao-uma-cidade.html e que juntamente com o que escrevi, como sugestão para inclusão no Plano Diretor de Turismo ou Planejamento a seguir: 

-  Profissionalizar o Orgão de Turismo com 4 turismólogos ou bacharéis em turismo (Projetistas- convênios – captadores de recursos);

- Atualizar, informatizar todo o produto turístico do município, perpetuando as informações em publicação e CD;

- Otimizar, informatizar e padronizar o sistema de informações turísticas institucionais;

 - Profissionalizar o atendimento ao turismo, através de um centro de informações turísticas, com infra-estrutura logística, tecnológica e de recursos humanos qualificados;

- Capacitar funcionários, junto ao sistema de convênios, ministério do turismo para descobrir, pesquisar e captar verbas públicas;

- Garantir a viabilização de diversos programas e projetos disponibilizados pelo MITUR;

- Dar suporte logístico e apoiar a implantação do GEOR, projeto do SEBRAE ;

- Projetar e promover o município nacional e internacionalmente;

 - Levar e apresentar a rede pública de ensino em parceria com a SEDUC, noções de turismo, cidadania e recepção a visitantes através de aulas especiais, palestras e cartilhas;

- Criar o Pólo Ecoturístico Regional – São Sebastião Litoral Norte;

- Desenvolver o turismo cultural;

 - Desenvolver a prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo em áreas naturais com a preocupação com o meio ambiente e segurança;

- Minimizar os efeitos da sazonalidade do fluxo turístico na cidade;

- Desenvolver o turismo náutico e o turismo de pesca, aproveitando o potencial dos recursos aquáticos do município;

 - Atrelar o turismo aos padrões de comportamento do nativo, às instituições , crenças, as manifestações artísticas, o inusitado, o diferente, aquilo que o turista espera conhecer e com o qual deseja interagir.

- Apoiar logística e estrategicamente o Conselho Municipal de Turismo e o Litoral Norte Convention and Visitors Bureau e etc.

Enfim, eu certamente começaria com essas ações antes de ir na mídia e clamar por "pessoas" para descerem para cidades completamente lotadas e congestionadas, contribuindo ainda mais para um veranismo degradante e impactante do ponto de vista sustentável, fazendo com que aqueles turistas de qualidade que vem nessas épocas, não queiram mais voltar e perpetuando assim o ciclo contínuo de veranistas como provado em teorias que estudam o caso.

Aí vai a dica...boa semana a todos!

Eu e meu filho que faz aniversário hoje 05 de março, no Aeroporto de Guarulhos.
E de propósito deixo esse texto para ser publicado na data de 5 de março, sem dúvida o dia mais importante da minha vida, pois ha treze anos (11h00) nasceu o meu bem mais precioso, que homenageio aqui:

Yom hudelet sameaj! Mazal tov ben cheli! Ani ohev otcha!!!

Que D'us lhe dê uma vida longa e feliz!!!



"Quando você ensina o seu filho, ensina também o filho do seu filho. "
( Talmude )


peppedepaula@hotmail.com
@tourismeadviser
Skype: peppe.de.paula
55 12 9714 1841
55 12 91928261


Nenhum comentário:

Postar um comentário