domingo, 11 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NO TURISMO, HOTELARIA E SEGMENTOS

Professor Icaro Cunha, Edson Lobato diretor do PESM e
Professor Péppe de Paula em Seminário de Turismo e
Sustentabildade. 
Olá amigos, essa semana vou abordar um assunto de extrema importância para a sustentabilidade e rentabilidade de qualquer empreendimento no turismo, hotelaria e seus segmentos.

A CONSULTORIA...

E para ficar claro, conceituarei a palavra, para depois mostrar o por que do título do texto dessa semana. Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de Consultor.


Consultor é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade. É uma profissão exercida por pessoas formadas em Contabilidade, Administração, Economia, Direito, Engenharia, Psicologia,Turismo e Hotelaria, dentre outras... 



CONSULTORIA ESPECIALIZADA



É aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma área de conhecimento.



A atividade de Consultor pode ser exercida pela pessoa autônoma ou empresa especializada, neste caso denominada Consultoria.

Segundo dados do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), o Brasil responde por cerca de 0,4% do mercado mundial de consultoria. A América Latina toda responde por 2% (dados de 2000). Em relação ao mercado mundial, esse número representa muito pouco em nosso país. 

A grande verdade é que os empresários brasileiros não tem o hábito de contratar consultores especializados e muitos deles quando diversificam seus negócios ou partem para investimentos em áreas diferentes àquelas de seus conhecimentos, acreditam que podem lidar com o novo desafio utilizando seu feeling empresarial, mas infelizmente, segundo o SEBRAE, 60% das empresas fecham suas portas antes do segundo ano de funcionamento e um dos motivos  é a falta de conhecimento específico.

Diversificar negócios, certamente será um bom investimento, mas é necessário ter conhecimento naquilo que se vai investir, principalmente no turismo, na hotelaria, A&B e seus segmentos.

Estamos falando nesse momento da iniciativa privada, porém a máquina pública também sofre as consequências da falta de consultores capacitados e apropriados em áreas, entre as quais o TURISMO, que o amadorismo e a ingerência, fazem o dinheiro público não aparecer como deveria em resultados específicos.

Ilustrando meu texto de hoje e o motivo que me inspirou em escrevê-lo, foi o email do amigo e Consultor Eduardo Faraco, da Faraco Consultores (www.faracoconsultoria.com.br) que transcrevo abaixo como GUEST POST, que fala justamente da importância em se contratar consultores:

Consultor Eduardo Faraco 
Escrevi bastante nos últimos anos, mais de 80 textos no blog, mais de 70 seminários para entidades de fomento ao empreendedorismo, milhares de e-mails, etc.

Muito pouco escrevi sobre consultoria – ironia do destino – atuo há tantos anos auxiliando, assessorando, capacitando empresas, empreendedores e colaboradores de hotelaria e food service e jamais quis escrever sobre a importância da consultoria – possivelmente porque imaginava que muitos iriam imaginar que o texto seria uma tentativa de “vender” meus serviços – este não é o foco principal mas sim a consequência para aqueles que queiram sair do “lugar comum”, seja através dos meus serviços como de outros colegas.

Existem dezenas de excelentes consultores no mercado, gente competente, ética, com ampla experiência profissional, que atuaram como gestores e empreendedores e que tiveram formação específica na área antes de entrar no meio da consultoria – sem falsa modéstia me incluo neste grupo com muito orgulho.

O foco deste texto é a importância da consultoria e os benefícios que empresas terão ao contratar consultores então vamos à elas:

- Consultores são profissionais com ampla experiência de mercado como gestores e empreendedores, com  formação acadêmica específica, dezenas de cursos de aprimoramento (como professores e alunos), participam anualmente de muitos eventos nacionais e internacionais do trade, e sobretudo estão o tempo todo “antenados” no mercado – lendo, realizando consultorias, escrevendo, fazendo visitas, etc.;

- Consultores não usam bola de cristal, cartas ou tarôs para imaginar o que é preciso fazer em seu empreendimento – a menos que o empreendedor/gestor tenha plena consciência do que precisa, o passo inicial é o diagnóstico gerencial ou empresarial (postei um texto a este respeito há algumas semanas). Mesmo que saibam do que precisam o diagnóstico deve ser realizado pois sempre aparecem novas situações problema que devem ser corrigidas;

- A partir do diagnóstico existem dois caminhos – o primeiro é o gestor/empreendedor realizar as ações de correção, melhorias, etc. sugeridas no diagnóstico. o segundo é contratar um consultor que irá lhe auxiliar através de ferramentas de gestão e operação, reuniões, implantação de sistemas, levantamento de custos, auditorias, capacitações, etc – não se preocupe – consultor nenhum orienta todas as ações que devem ser realizadas à partir do diagnóstico a sua atuação – você e sua equipe poderão realizar muitas delas, mas o que observa é que para muitas outras a continuidade do trabalho  do consultor por algum tempo é imprescindível;

- Muitos dirão, eu posso fazer, não preciso pagar e nem abrir a minha empresa para alguém que não conheço – engano seu – encontramos no mercado centenas de engenheiros, médicos, bancários, veterinários, extremamente competentes em suas áreas, administrando hotéis e restaurantes  - infelizmente, não por muito tempo - de acordo com entidades de fomento ao empreendedorismo as taxas de quebra de empresas antes do terceiro ano estão acima dos 60% e isso que não temos dados específicos para hotelaria e alimentação em nível Brasil (apenas alguns estudos setorizados que mostram percentuais ainda mais altos, principalmente para o segmento de food service);

- Alguém já fez uma consulta médica em um economista, ou fez um estudo de viabilidade com um médico ?? Pois bem, o conhecimento em administração hoteleira e food service é específico e deve ser valorizado – existem dezenas de novos modelos de gestão e operação que a grande maioria dos empreendedores não conhece e que agregarão grande valor ao seu empreendimento, gerando melhores resultados, maior produtividade, qualidade em serviços,  maior satisfação para seus clientes e colaboradores;

- Alguns poderão dizer – o custo da consultoria é alto para a minha empresa – NÃO É – PENSE DUAS VEZES – é muito mais econômico do que você pensa, o retorno dos valores investidos é imediato (se as ações forem implementadas rapidamente) e o que temos observado na grande maioria das empresas é que mesmo após o final das consultorias, empresas e gestores ficam mais leves, mais modernos, mais inovadores, e os retornos são passam a ser muito mais efetivos,

Era isso por enquanto...se precisarem estamos por aqui(os contatos estão abaixo),

Ótima semana à todos,

12 9610 9122
skype:efaraco1
twitter: @EduardoFaraco

Então empresariado, trade, micros empresários, que tal começarem a se utilizarem desses profissionais para melhorar a gerencia, logística, rentabilidade e sustentabilidade de seus negócios?

Aí vai a dica, mais uma vez! Uma boa semana a todos vocês...




"Idealista é uma pessoa que ajuda as outras pessoas a serem prósperas."
                                                        ( Henry Ford )

peppedepaula@hotmail.com
skype: peppe.de.paula
Twitter: @tourismeadviser
55 - 12 - 97141841
55 - 12 - 91928261

2 comentários:

  1. Nice content in this blog to get knowledge about that type of field.Please post more related to it.
    Visit :- Consultor de viagens Brasil

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    1. Tank you Anderson, I dont have much time now but I will write son, come to visit me more ...

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