quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SÉRIE VIAGENS: POÇOS DE CALDAS, UMA JOIA MINEIRA!

Caros amantes do TURISMO, HOTELARIA, A&B, ENTRETENIMENTO E LAZER, aqui estamos para mais uma semana de bate papo sobre algo que a minha modesta opinião pode ser útil e dessa vez vou iniciar a "série viagens" que estou adiando a tempos em escrever, devido a tantos assuntos que temos nesse fantástico universo que literalmente nos fazem viajar no real e no virtual com muita paixão e gana de conhecimento. É uma pena que nesse país , eu não consiga sobreviver, só escrevendo sobre TURISMO, HOTELARIA, A&B, ENTRETENIMENTO e LAZER e por isso dedico apenas algumas horas de um dia por semana para tentar chegar a vocês e me sinto satisfeito, mesmo que por enquanto poucos visitem esse blog multifacetado.

Vou tentar descrever de uma maneira crítica uma última viagem que fiz, na verdade, para fazer um curso, mas que nas horas livres pude analisar com uma visão de TURISTA a bela e aprazível cidade de POÇOS DE CALDAS MG.

Poços de Caldas localiza-se a Sudoeste do estado de Minas Gerais, bem próxima à divisa entre o estado de Minas e São Paulo.

A cidade ocupa posição geográfica altamente estratégica, em função da proximidade com São Paulo (243Km), Belo Horizonte (460Km) e Rio de Janeiro (470Km), cujas ligações se processam por rodovias asfaltadas e por estar integrada as rotas das estâncias hidrominerais paulistas de Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro, Monte Alegre do Sul e Águas da Prata, e também com as estâncias mineiras de Caldas (Pocinhos do Rio Verde), Cambuquira, Lambari, Caxambu e São Lourenço.

Além desses fatores, Poços de Caldas possui proximidade com as regiões mais desenvolvidas do interior do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto (175Km), Campinas (163Km) e São José dos Campos (315Km).

Três eixos viários possibilitam o acesso a Poços de Caldas:

SP 342: seguindo da Rod. Adhemar Pereira de Barros (SP340) - ligação com São Paulo através do portão de entrada da Região de Campinas.

BR 267: iniciando na Fernão Dias (BR381) - ligação com a capital Belo Horizonte.

BR 459: vindo pela Presidente Dutra (BR116) - ligação com a região de São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro.

BR 459, também chamada de Rota Tecnológica, localiza-se em um dos maiores centros de pesquisas e empresas que desenvolvem a tecnologia brasileira, entre as quais estão as cidades de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Lorena, entre outras.

São municípios vizinhos de Poços de Caldas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre.

Para quem quiser, acabei pesquisando e descobri que existe um bom aeroporto em Poços de Caldas, mas não achei muitos voos para lá e sim para cidades mais próximas como Varginha, mas para sua consulta aí vai mais um link http://destinia.com/voos/Po%C3%A7os-de-Caldas.

Saímos de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo e fizemos uma rota comum para quem vai de carro, van ou micro ônibus e percorremos a Tamoios, depois entramos na Carvalho Pinto até Taubaté e subimos a serra em direção a Santo Antonio do Pinhal até entrarmos na MG 173, passamos por várias cidades até Pouso Alegre, pegamos a BR 459 até chegar a Poços de Caldas, nosso destino, mas vocês poderão planejar sua viagem com rota que melhor servir e o primeiro passo é procurar no Google Maps:




http://www.hotelminasgerais.com.br/
Chegamos depois de quase 8 horas de viagens entre paradas e belas paisagens, além de termos feito um desvio. De cara fomos para o Hotel, o único disponível, pois a cidade estava lotada devido a vários eventos (Isso me fez pensar: "...Pow, São Sebastião não poderia ser assim também?")e ficamos hospedados no Hotel Minas Gerais.




Para minha surpresa, pela qualidade apresentada à primeira vista, acreditei que a recepção iria ser tão elegante quanto a aparência do prédio, mas fomos recebidos, digamos, estranhamente pela recepcionista do Hotel que nos perguntou duas vezes se tínhamos certeza que estávamos hospedados ali e se tínhamos reserva, depois de deixar nossos nomes e documentos sobre o balcão, imediatamente me lembrei de um colega renomado e excelente consultor, EDUARDO FARAGO, que sempre fala na mão de obra desqualificada e mal treinada que temos no nosso parque hoteleiro, assunto que possivelmente abordarei em próximo artigo.

Bem cansados, depois de uns 30 minutos para a confusa e descrente recepcionista achar nossos nomes, subimos para o apartamento para tomar uma ducha e sair para comer alguma coisa, já pelas 22h00.

http://www.hotelminasgerais.com.br/ - Apartamento duplo
Saímos para comer e posso lhes dizer que a variedade é enorme e optamos por comer um "fast food" local, que na verdade apenas provei um enorme sanduíche de picanha com mandioca, pois havia comido em um restaurante de estrada um suculento sanduíche de linguiça, mas por via das dúvidas consulte antes o link abaixo para obter mais informações:


Infelizmente não tive muito tempo para pesquisar a gastronomia local, pois não estava ali a turismo, mas o Hotel servia refeições, você tinha a opção de meia pensão ou pensão completa e como fomos com um grupo razoável a diária foi bem acessível.

http://www.hotelminasgerais.com.br/ - Restaurante
Não sei se o meu paladar é um pouco mais exigente, porém achei a gastronomia do hotel apenas trivial, sem muita sofisticação ou pratos elaborados, já que pelo menos no almoço (optamos por meia pensão)não havia nada "La carte", sem mencionar que um dia o garçom que atendia "personalmente" nossa mesa, esqueceu de perguntar o que eu queria beber, lembrei-me mais uma vez do Consultor Eduardo Faraco, e olha que temos tantos profissionais bons, estudados e preparados para dar treinamento, assessoria, consultoria, o problema é que, os hoteleiros, pousadeiros não estão preocupados em nos contratar para treinar seus funcionários, em investir na qualidade de seus empreendimentos, bom , mas isso é rotina por aqui no Litoral Norte Paulista de modo geral, um dos motivos por não termos status de destino turístico, pena...

Poços de Caldas é uma delícia de cidade, uma estância com toda a qualidade necessária para atender quem quer que vá visitá-la, é claro que estamos falando de turistas nacionais, pois, pelo que conheço o turista internacional "torceria" o nariz para algumas coisas, principalmente pela limitação em outros idiomas que o brasileiro tem.

Apresento a vocês abaixo,  dois vídeos que selecionei,que sintetizam os principais pontos turísticos e de visitação e recomendo um bom "relax" nas Termas que certamente vão energizá-los por um bom tempo...



A vida noturna, as baladas, são bem animadas e se vê muita gente bonita por lá, muitos barzinhos e "butecos" na Praça Pedro Sanchez, o principal reduto, muitos com música ao vivo, casas noturnas, que também infelizmente não pude visitar a contento para mostrar a vocês, pois como citei anteriormente, fui fazer um curso e não turismo, mas quem sabe um dia, através deste blog eu receba um convite e possa detalhar mais os prós e por que não os contra desse delicioso destino turístico.

As melhores dicas vocês poderão clicar no link abaixo e irem preparados para a ferveção que vara a madrugada:


Como tinha que estudar não saí muito para as compras, outro ponto favorável da cidade, um comércio vivo e variado com muitas opções, porém aproveitei alguns momentos livres para explorar as boas instalações do Hotel Minas Gerais, que vocês poderão conferir no site.

 Ah, para finalizar um aviso, é bom que tenham um bom plano de saúde caso se machuquem, o atendimento pronto socorrista lá é péssimo, como vocês podem observar nas fotos, sofri um acidente na poltrona do micro em que viajávamos e luxei o dedo mindinho da mão direita, e infelizmente tive que ir ao PS local, com uma fila imensa, que me custou um dia inteiro para ser atendido além de R$ 80,00 em táxi para ir de um extremo a outro de Poços de Caldas para tirar radiografia, pois o do PS estava quebrado.

Gostaram? Pois então escrevam, me contatem, pois ainda tenho muito mais material para escrever, criticar, sugerir e lhes desejo uma boa viagem virtual na esperança que a façam também realmente...

Até a próxima! Shalom!

@tourismeadviser
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261
peppedepaula@hotmail.com

"As paixões são como ventanias que sopram as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens, nem aventuras, nem novas descobertas."
( Voltaire )



Um comentário: