domingo, 30 de outubro de 2011

CLICKS DO TURISMO...


Estou devendo aqui para o meu blog, textos da série Viagens, que aliás tenho muitas por esse "mundão", inclusive da última viagem feita para Poços de Caldas MG, mas vou escrevendo devagar, ou ainda tenho que procurar nos meus arquivos, coisas bastante interessantes,para quem sabe um dia conquistar novos leitores e seguidores e até clientes...rsrs

Mas hoje vou homenagear um grande amigo e mentor, um dos mais notáveis

experts em Turismo do Brasil, o jornalista Jarbas Favoretto, de onde retirei alguns clicks que publico aqui hoje, e poderão ser encontrados na página da AMITUR, www.amitur.org.br, que muito propriamente, sempre tem algo muito interessante do TURISMO a nos mostrar.

Especificamente os clicks aqui inseridos hoje, são para alertar e informar a todos os empresários do TURISMO e HOTELARIA, para que estejam devidamente cadastrados no CADASTUR ,http://cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action, é muito fácil, rápido e gratuíto, mas que poderá facilitar a vida dos mesmos quando precizarem adquirir financiamentos e incentivos para seus empreendimentos.

Jarbas cita em seu texto: "(...) Depois de muita lengalenga, e de vai-e-volta, está decidido e autorizado pelo Ministério do Turismo que o registro nas prefeituras, o chamado ‘CCM ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários’ passa a ter o mesmo valor de um ‘Alvará de Licença e Funcionamento’.

Quem está ligado ao turismo tem obrigação de se cadastrar no Ministério do Turismo, mas isso vinha sendo impedido em algumas cidades que não podiam expedir o competente Alvará.

Considerando que a Lei Federal 11.771 estabelece poderes decisórios ao Ministério do Turismo, este vem informar que passa a aceitar o CCM sempre que houver problema com a emissão do Alvará.

Por oportuno, vale lembrar que aquele que não se registrar no Cadastur do Ministério do Turismo estará prejudicando toda a sua cidade, além de ser punido no futuro por sua falta de cidadania. Entre no site do Ministério do Turismo e faça o seu registro. Não há taxa a pagar."

Então, quem passa por aqui, do trade, empresários, estudantes ou não, divulguem essa informação a respeito, só espero que a Prefeitura da sua cidade esteja preparada para informar se também está em sintonia com essa informação acima.


O que é o CADASTUR? Talvez você, leitor, que passou por aqui pergunte, bom, se você linkar o endereço eletrônico que coloquei acima, vai descobrir, mas aqui vai um prólogo, CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:

• Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café)
• Agências de Turismo
• Transportadoras Turísticas
• Organizadoras de Eventos
• Parques Temáticos
• Acampamentos Turísticos
• Guias de Turismo

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar:

• Restaurantes, Cafeterias e Bares
• Centros de Convenções
• Parques Aquáticos
• Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico
• Casas de Espetáculo
• Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos
• Locadoras de Veículos para Turistas
• Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos

O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro.

O restante vocês poderão saber no site do Ministério, ou se quiserem, podem participar e perguntem aqui, na minha página, que estarei com muita satisfação ao seu dispor para responder qualquer questão pertinente ao Turismo, Hotelaria, Educação Física para o Turismo e Lazer...

Saudações turísticas e até o próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário