quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ABAV 2011

Esta semana que passou eu estive na aprazível cidade de POÇOS DE CALDAS e rascunhei algo, mais para o lado crítico hoteleiro que publicarei em próximo artigo, mas hoje vou escrever de um dos maiores eventos de turismo da América do Sul, ou latina, como muitos gostam de ressaltar, mas longe das interpretações sobre os colonizadores do nosso continente, agora no Rio de Janeiro, mais precisamente nos dias 19,20 e 21 de outubro, está acontecendo o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, que é o maior evento de TURISMO do continente, que deveria ser conhecido por aqueles que fazem parte do TURISMO SEBASTIANENSE tanto políticamente como empresarialmente...

Estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo - ABAV 2010 RJ


Antes de falar na primeira pessoa, citarei algumas informações a respeito desse evento que já participei inúmeras vezes, algumas vezes representando o município, inclusive organizando e montando a estrutura e outras vezes por minha própria conta ou assessorando alguns hoteleiros da região,infelizmente esse ano não pude ir, a "cidade" assim o quis, mas de qualquer forma o TURISMO está em minhas "veias" e eu acompanhei bem de perto os acontecimentos , como sempre faço, mas uma coisa muito bacana este ano foi a Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, como aconteceu no FACEBOOK com a mudança das fotos do perfil pelo teu personagem de desenho animado preferido, que não achei uma boa idéia e nem aderi, pois são nesses momentos que os pedófilos se aproveitam, vulnerabilizou o FB, enfim, cada um é cada um, mas a iniciativa da ABAV foi show!!!


O Evento é tão importante que cresce a cada ano, a Abav 2011 cresceu e o total de pré-inscritos já é 48% maior que em 2010. A maior parte dos inscritos é do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná, embora existam inscritos de todo o Brasil, América do Sul, Europa e outros continentes.

De forma inédita, o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens terá um total de 52 oficinas e três plenárias acontecendo no período da tarde, simultaneamente à Feira das Américas. A inscrição para a Feira dá acesso, automaticamente, ao Congresso que apresenta outra novidade além do novo horário: algumas oficinas serão apresentadas duas vezes em dias diferentes permitindo que mais pessoas tenham acesso àquele conteúdo.

Abrindo cada dia de Rodada de Oficinas, a Abav programou plenárias de maior abrangência temática com 45 minutos de duração. O primeiro painel é no dia (19/10) com o antropólogo Roberto DaMatta falando sobre “Ética no Poder - A História, Cultura e o Comportamento do Brasileiro”, das 12h30 às 13h15; no segundo dia (20/10) no mesmo horário é a vez do painel “O Segredo dos melhores promotores do Brasil” que terá como moderador Gustavo Syllos (Forma e Conteúdo) e os participantes Claudia Brazil (Esferatur); Ivan Mauro (Costa Cruzeiros); Mílvia Santos (TAM); e Deusa Rodrigues, da Designer Tours.

No último dia (21/10) um eclético encontro sobre “Blog de Viagem - O Poder de Influenciar Escolha de Destinos e Roteiros” tendo Artur Luiz Andrade do Blog Panrotas como mediador e a participação de Caco de Paula, editor chefe da Abril/Turismo; o publicitário Francisco Ancona Lopez; e Romina Rozensztajn, da Tripadvisor.

Já as oficinas vão durar meia hora e acontecerão em seis salas diferentes. Intervalos de 15 minutos permitirão que o público troque de oficina e aproveite a oportunidade para atualizar-se profissionalmente em várias assuntos.

O temário foi estruturado para atrair três níveis de público: o estratégico, o gerencial e as pessoas da linha de frente e vai desde “Olimpíadas 2016 : Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos” com Carlos Luiz Martins, do Comitê Olímpico Brasileiro; passando pela criativa palestra “Viagens de Experiência –Seu passageiro quer ser o James Bond? No problem!” com Pedro Ópice e Guilherme Freitas da Jazzside; e, agregando contemporaneidade, a oficina “On-line Travel Agency: entenda as motivações para compras on-line”, feita por Pedro Luis Seabra, fundador da Bysense Tecnologia.

Oportunidade ideal para alguns dirigentes que vão por lá, para aprenderem um pouco o que é TURISMO e não ficar passeando para lá e para cá...hehe

Ana Clévia - Diretora do Ministério do Turismo

Esse evento é realmente importante, mas minha análise como participante, técnico e conhecedor, a avalia como mais um evento para se fazer contatos, estar entre o trade e aprender muito, o retorno, concernente a venda de nosso PRODUTO TURÍSTICO GLOBALIZADO é insignificante e quando a pessoa que aparece por lá não conhece nada e nem ninguém, como vi muitas vezes, fica "voando" de um lugar ao outro, sendo apresentada por um assessor ou algum outro que fica soprando no ouvido, quem é esse ou aquele? O ideal seria algum político perspicaz, ou um dirigente com igual adjetivo para arrigementar e conhecer emendas parlamentares para canalizá-las para a cidade que eles deveriam representar, do contrário, como acontece comumente é simplesmente mandar alguém para passear no Rio de Janeiro, que mal sabe falar o português direito, pois vai enfrentar a multiracialidade do ambiente,bom, mas vai poder conhecer o Rio de Janeiro e fazer TURISMO, assim até eu...

EU e representantes da Cidade de Caraguatatuba na ABAV 2010.

Além disso a estratégia de só levar "panfletinhos" já está ultrapassada, agora, são pendrives, CD's promocionais formatados em vídeos e informações turísticas virtuais até em 3D, enfim na estratégia do município para inovar e se fazer conhecer pelo TRADE NACIONAL é imprescindível que haja um PLANEJAMENTO anual para a promoção, mas, tem que ser feito com as demais ações de uma SECRETARIA ou outro MODELO EXCLUSIVO para uma boa gestão do TURISMO, efetuadas por PROFISSIONAIS DE TURISMO e que saibam falar pelo menos dois idiomas!

Qualidade!!!

Voces poderão ler depoimentos dados por mim sobre a ABAV 2010 no link:

http://www.jornaldapaulista.com.br/site/page.php?key=2444

Shalom aleihem!

Um comentário:

  1. Primeiramente quero lhe parabenizar pelo maravilhoso blog....bju

    ResponderExcluir