domingo, 1 de abril de 2012

O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA RECEBER OS TURISTAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014?

Péppe de Paula no Principado de Mônaco
Péppe de Paula no Principado de Mônaco.
Olá simpatizantes e amigos do turismo e seus segmentos, no texto dessa semana , vou abordar e questionar sobre os preparativos para um dos maiores eventos do mundo : THE WORLD CUP 2014!

Segundo o convênio MTUR/IBAM Nº 749965/2010 de APOIO A PROJETOS DE PRODUÇÃO ASSOCIADA E FOMENTO AO TURISMO DE BASE LOCAL - PROGRAMA MOB DE TURISMO LOCAL , que é baseado nos objetivos do Plano Nacional de Turismo, e na perspectiva concreta de ampliação do mercado turístico do país em decorrência da realização de megaeventos internacionais, com destaque para a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o Ministério do Turismo por meio de sua Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Turismo, envida esforços no sentido de fomentar o Turismo de Base Local e de Base Comunitária e a Produção Associada ao Turismo nas localidades situadas na área de abrangência desse evento.

O Programa prevê ainda uma estreita colaboração com as instituições voltadas ao turismo nos territórios por ele abrangidos, sendo os Conselhos Estaduais de Turismo ou os Fóruns Estaduais de Turismo, as instâncias catalisadoras desse processo em cada lugar.

Objetivos do Programa:

• Induzir a melhoria dos roteiros, produtos e serviços turísticos da Produção Associada ao Turismo e do Turismo de Base Comunitária, por meio da adequação e qualificação dos produtos e serviços relacionados com os destinos das cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo e entorno;
• Promover inovações na formatação e oferta de produtos e serviços da Produção Associada ao Turismo e Turismo de Base Comunitária;
• Inserir produtos associados com diferencial competitivo e sustentável na cadeia produtiva do turismo;
• Implementar produtos turísticos que tenham como principal atrativo sua produção associada ou a base comunitária.


Esse programa atinge todo o território nacional e no estado de São Paulo favorece  Região Turística: São Paulo Capital
Municípios integrantes: São Paulo
Destino Indutor: São Paulo
Região Turística: Costa Tropical
Municípios integrantes: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba
Destino Indutor: Ilhabela


Os destinos foram definidos considerando-se as cidades sedes da Copa 2014, as regiões turísticas nas quais as mesmas estão inseridas e, em alguns estados, incluiu-se alguma outra região turística estratégica, observando-se à distância de 250 km da cidade sede.

Etapas:


• Identificação de oportunidades potenciais de projetos;
• Registro das oportunidades indicadas como propostas de projetos;
• Pré-seleção das propostas indicadas;
• Cadastramento das oportunidades das propostas de projetos;
• Pré-seleção das propostas cadastradas;

• Apoio técnico e capacitação dos representantes das instituições locais das propostas pré-selecionadas;
• Elaboração dos projetos finais de acordo com os critérios técnicos e a legislação vigente, inserção no Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV;
• Seleção Final dos Projetos, em função de: i) viabilidade dos mesmos; ii) contribuições para a consecução dos objetivos do Programa e; iii) capacidade de gestão da instituição proponente (aferida nas oportunidades de capacitação); iv) integração com o território e v) articulação institucional para a execução;
• Formalização dos convênios para a execução dos projetos com o MTur;
• Implementação dos projetos.

Tipologias dos Projetos:

• Produção Associada ao Turismo – PAT
Conforme o Manual de Produção Associada ao Turismo do MTur a PAT é qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região capazes de agregar valor aos produtos turísticos.

No entanto, as atividades e os segmentos econômicos considerados produtos associados são muitos, podendo ser, inclusive, de caráter intangível (como a sabedoria popular.) e muitas vezes temporal (como uma festa religiosa). Desse modo, as manifestações culturais também são consideradas um produto associado, pois ilustram a tradição popular e a identidade de uma determinada localidade ou região.
As possibilidades de trabalhar os produtos associados não se esgotam nesses setores, pois em cada cidade existe um conjunto único de atividades produtivas que podem ser identificadas e desenvolvidas com o turismo.
Saliente-se, finalmente, que projetos de produção associada ao turismo, podem não estar incluídos em roteiro de visitação, mas focalizados na produção de um produto comercializável de interesse dos turistas, desde que sejam estabelecidas no projeto as condições de seu escoamento e os pontos de comercialização.

• Turismo de Base Comunitária – TBC
Segundo a publicação Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária do Mtur, o TBC considera que a cultura e os modos de vida locais são a principal motivação da visita, onde há o intercâmbio cultural entre o turista e a comunidade. Além disso, o turismo é uma atividade complementar às atividades tradicionais desenvolvidas pelas comunidades.
Constitui-se em características fundamentais de projetos de TBC a autogestão e o protagonismo da respectiva comunidade, o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo e a valorização da cultura local.

• Turismo de Base Local
É o fomento ao turismo voltado ao desenvolvimento local em seu sentido amplo, possuindo plena capacidade de fixar e atrair a população, no sentido de assegurar melhores condições de vida tendo como aspecto basilar a revitalização e a diversificação da economia local e a superação dos problemas sociais locais, sendo importante a participação da população local no processo de transformação estrutural.
O turismo de base local deve trazer efeitos favoráveis ao desenvolvimento sócio-espacial das localidades por meio de geração de ocupações produtivas e renda; melhora na qualidade de vida; preservação de identidade cultural local; e mesmo como indutor de subsequente desenvolvimento regional.

Características das Instituições Proponentes

Poderão ser elegíveis como proponentes de projetos:
• Administração Pública Estadual;
• Administrações Públicas Municipais incluídas na área de abrangência do Programa;
• Entidade Privada sem fins lucrativos que deverão ter e apresentar comprovação de:

Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ/MF;

Atividade regular nos últimos 3 (três) anos - comprovações emitidas no exercício de 2010/11 por 3 (três) autoridades públicas locais;
Estatuto com finalidades estatutárias em conformidade com o objeto do projeto concorrente, bem como a ata da assembléia de eleição da diretoria ou Termo de Posse dos dirigentes que respondem legalmente pela instituição, atualizados;
Qualificação técnica e capacidade operacional para executar o projeto.



http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html
https://www.convenios.gov.br/siconv/Principal/Principal.do

Os questionamentos são, será que o trade, os interessados estão informados a respeito? O quão próximos desse evento estamos? Existe planejamento? Existem projetos? Capacitação?

E olha que esse projeto está disponível desde 2010! Aí vai a dica, pois "jacaré parado vira
 bolsa!"




"O ingrediente crítico é arregaçar as mangas e fazer algo. É tão simples quanto isso. Um monte de pessoas tem idéias, mas existem poucas que decidem fazer algo em relação a elas agora. Não amanhã. Não na semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um realizador. "
                                                  ( Nolan Bushnell ) 


Boa semana!

Shavua tov!


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