quarta-feira, 28 de setembro de 2011

27 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO TURISMO

Chazak Baruch!

Desde 27 de setembro de 1980 é celebrado pela Organização Mundial do Turismo o Dia Mundial do Turismo.Que foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Segundo pesquisas a celebração do Dia Mundial do Turismo aumenta a cada ano da mesma forma que o setor passa a ter maior definição e importância nas mais diversas partes do planeta.

Neste 2011 a comemoração com o lema ‘Turismo e a Aproximação das Culturas’, coincide com um ano de maiores movimentações turísticas da história, com 940 milhões de viajantes turistas.E por aqui nem notamos isso!

O ministro Gastão Vieira, que substitui aquele que mencionei nesse blog em artigo anterior(28 agosto - O Lado Negro do Turismo) , que do mesmo modo, pertence ao grupo da "República dos Sarney's" e na minha humilde opinião apenas foi trocado o "seis" pelo "meia dúzia", mas, ele participou das comemorações do Dia Mundial do Turismo no Congresso Nacional, também se não comparecesse!. A solenidade de abertura foi no Plenário 2 da Câmara dos Deputados. Houve também a Mesa de Debates sobre a Inclusão do Turismo no Plano Brasil Maior. Será que alguém de São Sebastião, compareceu ou se informou?

Interessante salientar que nesta data, 7,2 milhões de brasileiros beneficiados com o setor comemoram o crescimento das atividades turísticas no Brasil. Entre 2007 e 2010, o número de turistas saltou de 155,9 milhões para 186 milhões, com um crescimento de 20%. Os megaeventos esportivos marcados para os próximos anos e o legado deixado por eles sinalizam para uma tendência de expansão ainda maior do mercado.

E por incrível que pareça, por aqui ainda não existem estatísticas turísticas, nem planejamento e nem Plano de Turismo...

Além da Copa do Mundo e das Olimpíadas que logo, logo estarão por aqui, mas tem gente que ainda diz que não chegará aqui e enquanto isso Craguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, estão se movimentando, o setor turístico também conta com o crescimento econômico do país e ascensão social que fez surgir a emergente nova classe média, que também comentei anteriormente nesse Blog( Em 4 de abril - Presente - As Mudanças do Mercado), com um consumo onde o turismo tem muito a ver; e ainda o crescimento do prestígio internacional do Brasil, o aumento da visibilidade do país no mundo. O Ministério do Turismo projeta um crescimento ainda maior para o setor nos próximos anos.

O cenário mais perturbador é que a Região do Litoral Norte de São Paulo, por total falta de continuidade e que tem um Projeto chamado CIRCUITO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO, que ha quase 10 anos vem lentamente de governo a governo, de amadores a amadores, e de pseudo empresários que não empresam nada, inclusive fecharam suas portas por falta de "knowledge", arrumam uma "boquinha" para repetirem as mesmas ações, modificando muito pouco as estimativas existentes.

2011 está acabando, mas segundo os números existentes junto às instituições competentes de pesquisa, expectativa para 2011 é que o número de desembarques em aeroportos brasileiros cresça 14,3% em relação ao ano passado, com 78 milhões de registros, dez milhões a mais do que em 2010. Viajar nos próximos seis meses está nos planos de 33,7% dos brasileiros, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas; o número é 2,6 pontos percentuais superior ao registrado em agosto de 2010.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 2,7 milhões de trabalhadores formais atuam em segmentos característicos do Turismo. A maior parte deles (987,2 mil) em bares e restaurantes, em segundo lugar está o transporte rodoviário, que responde por 479,5 mil postos de trabalho e 273,9 mil na hotelaria. Com salário médio de R$ 1,1 mil, o setor paga os melhores vencimentos aos trabalhadores do ramo de aluguel de aeronaves, R$ 5,7 mil em média.

Enquanto perdemos tempo, não profissionalizando o setor, e lendo os muitos e repetitivos "blás,blás,blás" do facebook, muito poucos municípios brasileiros buscam a profissionalização desse que é um dos maiores mercados econômicos do planeta, que ao meu ver,é o único caminho para os governantes terem sucesso em suas gestões públicas, relacionado a pasta do turismo...

Conversando recentemente com um ex governante, fiquei feliz ao ouvir dele que o modelo Agência de Turismo, poderia ser muito bem implantado em São Sebastião. Realmente,espero que futuras gestões, dediquem importância a esse segmento, sabendo que a necessidade de um cargo explícitamente político de comando e de confiança é mister, no entanto aqueles que vão fazer parte dessa equipe, assessorando ou mesmo os cargos de carreira, é imprescindível o conhecimento técnico e uma divisão adequada que mencionarei em próximo artigo.

Concluindo, no Governo, apesar da troca de Ministros, que ainda tenho minhas desconfianças, deve mesmo comemorar esses números que a Fundação Getúlio Vargas apresentou, mas por aqui, ao contrário, acredito que não temos muito o que comemorar no DIA MUNDIAL DO TURISMO!


Lehitra’ot

Por. Profº Péppe de Paula
Professor&Consultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário