quarta-feira, 30 de março de 2011


PRESENTE-PASSADO E FUTURO...


Turismo
--------------------------------------------------------------------------------

Região Turística do Litoral Norte participará da maior Feira das Américas- ABAV
[ 20/10/2010 ] - [ 12h12 ]
Por: Cristiane Zarpelão

As quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela) estarão presentes no 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e a maior Feira das Américas - Abav 2010 através de espaço cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, como REGIÃO TURÍSTICA LITORAL NORTE DE SÃO PAULO, seguindo as normativas e políticas públicas de turismo do Ministério do Turismo e Coordenadoria de Turismo do Governo do Estado.

O funcionamento da logística é baseado em mesas ou balcões de negociações e exposição de folheteria institucional, onde os representantes de cada município, revezam-se entre si para atender os milhares de visitantes entre agentes de viagens de todo o Brasil e outros oriundos de mais de 40 países.

O evento é considerado um dos maiores do setor no continente americano e deverá receber cerca de 24 mil visitantes, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).

A edição deste ano acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, no Riocentro – Rio de Janeiro (RJ).

A ABAV é o evento no Brasil que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo, num único local.
Durante os três dias do evento os visitantes poderão buscar informações sobre o que está acontecendo no mercado, as novidades dos expositores, realizar networking com profissionais de diversos segmentos e preparar-se para o crescimento do setor.

Segundo o professor e consultor em Turismo e Hotelaria J. Iran Péppe de Paula, que também é assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião e gestor do Circuito Turístico Litoral Norte de São Paulo, as quatro cidades do Litoral Norte enviam para o Rio de Janeiro representantes que também fazem parte do Circuito Turístico Litoral Norte de SP e do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte de SP que já está em vias de concretização. “É necessário esclarecer que o Circuito e o Fórum, caminham lado a lado, possuindo diretrizes muito semelhantes, no entanto um possui uma parceria com o SEBRAE e o CECOMPI com o Projeto GEOR e o outro segue as normativas do Ministério do Turismo, dentro de sua política de regionalização, juntamente com a Coordenadoria de Turismo do Estado de São Paulo”.

Ainda de acordo com Peppe, a formalização desse Fórum será o passo mais importante, para que todos os projetos de turismo da região, sejam realmente avaliados e viabilizados e esse passo será concretizado brevemente com a posse do CONSELHO REGIONAL DE TURISMO que acontecerá no dia 27 de outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo a partir das 09h00, culminando com o lançamento oficial no dia 04 de novembro, no Teatro Municipal de São Sebastião com horário a ser confirmado.



Sobre a Feira das Américas – ABAV 2010

A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV promove há 50 anos ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Dentre suas atividades está a realização da Feira das Américas. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá – SP. Após um período de realização itinerante fixou-se na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2003. Com um crescimento contínuo durante esses mais de 30 anos, o evento tornou-se o maior e mais importante do continente, reunindo os principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico. (Fonte: Assessoria de Comunicação ACIU)

Quero esclarecer que como esse blog não possui uma sequência cronológica dos fatos e acontecimentos e sim uma relação com as idéias vigentes em fatos e acontecimentos do passado, presente e futuro, vou acrescentando em "retalhos" o que achar em meus arquivos e minhas memórias, já que por quase um ano não escrevi nada e apaguei muitos artigos que havia postado anteriormente.

O importante é lembrar que o objetivo principal é fomentar as boas práticas para se atingir excelência em TURISMO, vender novas perspectivas e otimismo para o mercado, trade, empresários e terceiro setor, os reais interessados em desenvolver o turismo, não apenas em seus empreendimentos, mas para o município.

O papel do poder público, é muito simples na verdade, dar suporte, aos interessados que citei acima e com uma visão transformadora preparar a cidade, pois é comungado no segmento que o ponto de partida para o desenvolvimento do turismo é que a cidade primeiramente seja atrativa para seus habitantes.

E vamos seguindo essa viagem...Allonz y...

Nenhum comentário:

Postar um comentário