domingo, 30 de outubro de 2011

CLICKS DO TURISMO...


Estou devendo aqui para o meu blog, textos da série Viagens, que aliás tenho muitas por esse "mundão", inclusive da última viagem feita para Poços de Caldas MG, mas vou escrevendo devagar, ou ainda tenho que procurar nos meus arquivos, coisas bastante interessantes,para quem sabe um dia conquistar novos leitores e seguidores e até clientes...rsrs

Mas hoje vou homenagear um grande amigo e mentor, um dos mais notáveis

experts em Turismo do Brasil, o jornalista Jarbas Favoretto, de onde retirei alguns clicks que publico aqui hoje, e poderão ser encontrados na página da AMITUR, www.amitur.org.br, que muito propriamente, sempre tem algo muito interessante do TURISMO a nos mostrar.

Especificamente os clicks aqui inseridos hoje, são para alertar e informar a todos os empresários do TURISMO e HOTELARIA, para que estejam devidamente cadastrados no CADASTUR ,http://cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action, é muito fácil, rápido e gratuíto, mas que poderá facilitar a vida dos mesmos quando precizarem adquirir financiamentos e incentivos para seus empreendimentos.

Jarbas cita em seu texto: "(...) Depois de muita lengalenga, e de vai-e-volta, está decidido e autorizado pelo Ministério do Turismo que o registro nas prefeituras, o chamado ‘CCM ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários’ passa a ter o mesmo valor de um ‘Alvará de Licença e Funcionamento’.

Quem está ligado ao turismo tem obrigação de se cadastrar no Ministério do Turismo, mas isso vinha sendo impedido em algumas cidades que não podiam expedir o competente Alvará.

Considerando que a Lei Federal 11.771 estabelece poderes decisórios ao Ministério do Turismo, este vem informar que passa a aceitar o CCM sempre que houver problema com a emissão do Alvará.

Por oportuno, vale lembrar que aquele que não se registrar no Cadastur do Ministério do Turismo estará prejudicando toda a sua cidade, além de ser punido no futuro por sua falta de cidadania. Entre no site do Ministério do Turismo e faça o seu registro. Não há taxa a pagar."

Então, quem passa por aqui, do trade, empresários, estudantes ou não, divulguem essa informação a respeito, só espero que a Prefeitura da sua cidade esteja preparada para informar se também está em sintonia com essa informação acima.


O que é o CADASTUR? Talvez você, leitor, que passou por aqui pergunte, bom, se você linkar o endereço eletrônico que coloquei acima, vai descobrir, mas aqui vai um prólogo, CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:

• Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café)
• Agências de Turismo
• Transportadoras Turísticas
• Organizadoras de Eventos
• Parques Temáticos
• Acampamentos Turísticos
• Guias de Turismo

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar:

• Restaurantes, Cafeterias e Bares
• Centros de Convenções
• Parques Aquáticos
• Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico
• Casas de Espetáculo
• Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos
• Locadoras de Veículos para Turistas
• Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos

O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro.

O restante vocês poderão saber no site do Ministério, ou se quiserem, podem participar e perguntem aqui, na minha página, que estarei com muita satisfação ao seu dispor para responder qualquer questão pertinente ao Turismo, Hotelaria, Educação Física para o Turismo e Lazer...

Saudações turísticas e até o próximo texto!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ABAV 2011

Esta semana que passou eu estive na aprazível cidade de POÇOS DE CALDAS e rascunhei algo, mais para o lado crítico hoteleiro que publicarei em próximo artigo, mas hoje vou escrever de um dos maiores eventos de turismo da América do Sul, ou latina, como muitos gostam de ressaltar, mas longe das interpretações sobre os colonizadores do nosso continente, agora no Rio de Janeiro, mais precisamente nos dias 19,20 e 21 de outubro, está acontecendo o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, que é o maior evento de TURISMO do continente, que deveria ser conhecido por aqueles que fazem parte do TURISMO SEBASTIANENSE tanto políticamente como empresarialmente...

Estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo - ABAV 2010 RJ


Antes de falar na primeira pessoa, citarei algumas informações a respeito desse evento que já participei inúmeras vezes, algumas vezes representando o município, inclusive organizando e montando a estrutura e outras vezes por minha própria conta ou assessorando alguns hoteleiros da região,infelizmente esse ano não pude ir, a "cidade" assim o quis, mas de qualquer forma o TURISMO está em minhas "veias" e eu acompanhei bem de perto os acontecimentos , como sempre faço, mas uma coisa muito bacana este ano foi a Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, como aconteceu no FACEBOOK com a mudança das fotos do perfil pelo teu personagem de desenho animado preferido, que não achei uma boa idéia e nem aderi, pois são nesses momentos que os pedófilos se aproveitam, vulnerabilizou o FB, enfim, cada um é cada um, mas a iniciativa da ABAV foi show!!!


O Evento é tão importante que cresce a cada ano, a Abav 2011 cresceu e o total de pré-inscritos já é 48% maior que em 2010. A maior parte dos inscritos é do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná, embora existam inscritos de todo o Brasil, América do Sul, Europa e outros continentes.

De forma inédita, o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens terá um total de 52 oficinas e três plenárias acontecendo no período da tarde, simultaneamente à Feira das Américas. A inscrição para a Feira dá acesso, automaticamente, ao Congresso que apresenta outra novidade além do novo horário: algumas oficinas serão apresentadas duas vezes em dias diferentes permitindo que mais pessoas tenham acesso àquele conteúdo.

Abrindo cada dia de Rodada de Oficinas, a Abav programou plenárias de maior abrangência temática com 45 minutos de duração. O primeiro painel é no dia (19/10) com o antropólogo Roberto DaMatta falando sobre “Ética no Poder - A História, Cultura e o Comportamento do Brasileiro”, das 12h30 às 13h15; no segundo dia (20/10) no mesmo horário é a vez do painel “O Segredo dos melhores promotores do Brasil” que terá como moderador Gustavo Syllos (Forma e Conteúdo) e os participantes Claudia Brazil (Esferatur); Ivan Mauro (Costa Cruzeiros); Mílvia Santos (TAM); e Deusa Rodrigues, da Designer Tours.

No último dia (21/10) um eclético encontro sobre “Blog de Viagem - O Poder de Influenciar Escolha de Destinos e Roteiros” tendo Artur Luiz Andrade do Blog Panrotas como mediador e a participação de Caco de Paula, editor chefe da Abril/Turismo; o publicitário Francisco Ancona Lopez; e Romina Rozensztajn, da Tripadvisor.

Já as oficinas vão durar meia hora e acontecerão em seis salas diferentes. Intervalos de 15 minutos permitirão que o público troque de oficina e aproveite a oportunidade para atualizar-se profissionalmente em várias assuntos.

O temário foi estruturado para atrair três níveis de público: o estratégico, o gerencial e as pessoas da linha de frente e vai desde “Olimpíadas 2016 : Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos” com Carlos Luiz Martins, do Comitê Olímpico Brasileiro; passando pela criativa palestra “Viagens de Experiência –Seu passageiro quer ser o James Bond? No problem!” com Pedro Ópice e Guilherme Freitas da Jazzside; e, agregando contemporaneidade, a oficina “On-line Travel Agency: entenda as motivações para compras on-line”, feita por Pedro Luis Seabra, fundador da Bysense Tecnologia.

Oportunidade ideal para alguns dirigentes que vão por lá, para aprenderem um pouco o que é TURISMO e não ficar passeando para lá e para cá...hehe

Ana Clévia - Diretora do Ministério do Turismo

Esse evento é realmente importante, mas minha análise como participante, técnico e conhecedor, a avalia como mais um evento para se fazer contatos, estar entre o trade e aprender muito, o retorno, concernente a venda de nosso PRODUTO TURÍSTICO GLOBALIZADO é insignificante e quando a pessoa que aparece por lá não conhece nada e nem ninguém, como vi muitas vezes, fica "voando" de um lugar ao outro, sendo apresentada por um assessor ou algum outro que fica soprando no ouvido, quem é esse ou aquele? O ideal seria algum político perspicaz, ou um dirigente com igual adjetivo para arrigementar e conhecer emendas parlamentares para canalizá-las para a cidade que eles deveriam representar, do contrário, como acontece comumente é simplesmente mandar alguém para passear no Rio de Janeiro, que mal sabe falar o português direito, pois vai enfrentar a multiracialidade do ambiente,bom, mas vai poder conhecer o Rio de Janeiro e fazer TURISMO, assim até eu...

EU e representantes da Cidade de Caraguatatuba na ABAV 2010.

Além disso a estratégia de só levar "panfletinhos" já está ultrapassada, agora, são pendrives, CD's promocionais formatados em vídeos e informações turísticas virtuais até em 3D, enfim na estratégia do município para inovar e se fazer conhecer pelo TRADE NACIONAL é imprescindível que haja um PLANEJAMENTO anual para a promoção, mas, tem que ser feito com as demais ações de uma SECRETARIA ou outro MODELO EXCLUSIVO para uma boa gestão do TURISMO, efetuadas por PROFISSIONAIS DE TURISMO e que saibam falar pelo menos dois idiomas!

Qualidade!!!

Voces poderão ler depoimentos dados por mim sobre a ABAV 2010 no link:

http://www.jornaldapaulista.com.br/site/page.php?key=2444

Shalom aleihem!

domingo, 9 de outubro de 2011

A LUTA PARA FAZER SÃO SEBASTIÃO UMA CIDADE TURÍSTICA...

"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."
( Bertold Brecht )


Olá amigos amantes do turismo ou não...

Começo o artigo de hoje com esse vídeo que recebi do nobre edil sebastianense Paulo Henrique, o conhecido PH, que para a felicidade dos munícipes, se engajou na luta em transformar as ações relacionadas ao TURISMO, o que explicitamente, eu luto ha muitos anos, pois, só através do profissionalismo, uma posição mais concreta e duradoura São Sebastião terá no competitivo mercado.

Não sei ao certo, se as influências ao vereador, no que dizem respeito a esse assunto, que humildemente, posso sugerir, foram um pouco dos inúmeros colóquios que tive com o mesmo, bem antes do tempo em que ainda não era vereador e que nutro uma amizade respeitosa e apolítica, mas muito me agrada, acompanhar suas proposituras pró turismo e parabenizá-lo por isso.

Eu havia mencionado em artigo anterior em relação às comemorações do Dia Mundial do Turismo, inclusive escrevi, que por aqui faz tempo que não temos muito o que comemorar, mas eu tenho esperanças que do avenir, surja ou renasça, não sei, um gestor que tenha competência em estruturar a sua pasta adequadamente, sem ter que pagar um preço alto em colocar um não técnico, ou ser extremamente centralizador, como o que comumente acontece.

Muitas pessoas que encontro e me perguntam sobre uma maneira de, economicamente, nos colocarmos à margem da dependência dos royalties do petróleo e fossemos substancialmente posicionados como uma localidade potencialmente de referencial turístico, nacional e internacional?

Vale lembrar que para qualquer planejamento é necessário fazer uma análise conjuntural e pragmática de todas as especificidades de nosso município e região, e para isso estatísticas e números, algo que nunca existiu por aqui, fossem levados em conta, daí nascem os PLANOS DIRETORES DE TURISMO, que nortearão  as ações para se  chegarem a objetivos como um dos questionados acima.

Mas, por enquanto, eu posso sugerir que São sebastião, se profissionalize em turismo, primeiramente com políticas públicas que favoreçam o segmento. Uma Secretaria de Turismo, tem que ser exclusiva, sem vínculos diretos com outras pastas, como Esporte, Cultura e etc, o foco deve ser  único e direcionado, ou outro modelo qualquer, Agência, Fórum  e etc, mas sempre atrelada a única idéia: O FOMENTO IRRESTRITO AO TURISMO!

Esse modelo já existe em muitas cidades e regiões, inclusive aqui no Brasil, principalmente no sul e nordeste do país, e a cidade de Socorro, hoje é cidade referência em gestão de turismo, nacional e internacionalmente.

Voltando à Secretaria de Turismo, ela preferencialmente, deve ser estruturada profissionalmente, com um organograma complexo e fazendo parte dela "experts" em turismo, salvo Secretário e Diretor (Cargos políticos), porém deveriam ser escolhidos através de uma lista tríplice saída de indicações do CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, por sua vez deliberativo e com conselheiros comprometidos com o Turismo da Cidade e Associação Comercial.

O Secretário tem como principal função, articular as políticas públicas e fazer cumprir las, aproximar o COMTUR , TRADE e Associação Comercial do Governante Mor, o Alcaide. Deverá, acatar as deliberações do COMTUR e frequentemente consultar a Associação Comercial nas questões todas, relacionadas ao Turismo, pois, acredito eu, quem sabe o que é melhor para atrair demanda aos seus respectivos estabelecimentos são aqueles que diretamente tem consequências nessas ações, o TRADE.

A seguir sugiro um modelo de estrutura organizacional de uma Secretaria de Turismo, que poderia facilmente organizar o andamento do segmento no Município, em momento oportuno, escreverei as competências de cada personagem desse "esqueleto", mesmo por que, no momento ele é experimental, sugestivo ainda e talvez um pouco complexo, mas que bem estudado e planejado, até funcionários já existentes (concursados) poderiam ser aproveitados,  bem como estagiários da área.



Aí está então uma sugestão para uma pasta funcionar adequada e profissionalmente na busca de uma gestão profissional em TURISMO e  que futuramente poderemos discutir, uma a uma as funções ou ainda melhorar, afinal de contas a união de boas idéias sempre vai ser o melhor caminho para o sucesso...

Shavua tov, boa semana a todos!







quarta-feira, 28 de setembro de 2011

27 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO TURISMO

Chazak Baruch!

Desde 27 de setembro de 1980 é celebrado pela Organização Mundial do Turismo o Dia Mundial do Turismo.Que foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Segundo pesquisas a celebração do Dia Mundial do Turismo aumenta a cada ano da mesma forma que o setor passa a ter maior definição e importância nas mais diversas partes do planeta.

Neste 2011 a comemoração com o lema ‘Turismo e a Aproximação das Culturas’, coincide com um ano de maiores movimentações turísticas da história, com 940 milhões de viajantes turistas.E por aqui nem notamos isso!

O ministro Gastão Vieira, que substitui aquele que mencionei nesse blog em artigo anterior(28 agosto - O Lado Negro do Turismo) , que do mesmo modo, pertence ao grupo da "República dos Sarney's" e na minha humilde opinião apenas foi trocado o "seis" pelo "meia dúzia", mas, ele participou das comemorações do Dia Mundial do Turismo no Congresso Nacional, também se não comparecesse!. A solenidade de abertura foi no Plenário 2 da Câmara dos Deputados. Houve também a Mesa de Debates sobre a Inclusão do Turismo no Plano Brasil Maior. Será que alguém de São Sebastião, compareceu ou se informou?

Interessante salientar que nesta data, 7,2 milhões de brasileiros beneficiados com o setor comemoram o crescimento das atividades turísticas no Brasil. Entre 2007 e 2010, o número de turistas saltou de 155,9 milhões para 186 milhões, com um crescimento de 20%. Os megaeventos esportivos marcados para os próximos anos e o legado deixado por eles sinalizam para uma tendência de expansão ainda maior do mercado.

E por incrível que pareça, por aqui ainda não existem estatísticas turísticas, nem planejamento e nem Plano de Turismo...

Além da Copa do Mundo e das Olimpíadas que logo, logo estarão por aqui, mas tem gente que ainda diz que não chegará aqui e enquanto isso Craguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, estão se movimentando, o setor turístico também conta com o crescimento econômico do país e ascensão social que fez surgir a emergente nova classe média, que também comentei anteriormente nesse Blog( Em 4 de abril - Presente - As Mudanças do Mercado), com um consumo onde o turismo tem muito a ver; e ainda o crescimento do prestígio internacional do Brasil, o aumento da visibilidade do país no mundo. O Ministério do Turismo projeta um crescimento ainda maior para o setor nos próximos anos.

O cenário mais perturbador é que a Região do Litoral Norte de São Paulo, por total falta de continuidade e que tem um Projeto chamado CIRCUITO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO, que ha quase 10 anos vem lentamente de governo a governo, de amadores a amadores, e de pseudo empresários que não empresam nada, inclusive fecharam suas portas por falta de "knowledge", arrumam uma "boquinha" para repetirem as mesmas ações, modificando muito pouco as estimativas existentes.

2011 está acabando, mas segundo os números existentes junto às instituições competentes de pesquisa, expectativa para 2011 é que o número de desembarques em aeroportos brasileiros cresça 14,3% em relação ao ano passado, com 78 milhões de registros, dez milhões a mais do que em 2010. Viajar nos próximos seis meses está nos planos de 33,7% dos brasileiros, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas; o número é 2,6 pontos percentuais superior ao registrado em agosto de 2010.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 2,7 milhões de trabalhadores formais atuam em segmentos característicos do Turismo. A maior parte deles (987,2 mil) em bares e restaurantes, em segundo lugar está o transporte rodoviário, que responde por 479,5 mil postos de trabalho e 273,9 mil na hotelaria. Com salário médio de R$ 1,1 mil, o setor paga os melhores vencimentos aos trabalhadores do ramo de aluguel de aeronaves, R$ 5,7 mil em média.

Enquanto perdemos tempo, não profissionalizando o setor, e lendo os muitos e repetitivos "blás,blás,blás" do facebook, muito poucos municípios brasileiros buscam a profissionalização desse que é um dos maiores mercados econômicos do planeta, que ao meu ver,é o único caminho para os governantes terem sucesso em suas gestões públicas, relacionado a pasta do turismo...

Conversando recentemente com um ex governante, fiquei feliz ao ouvir dele que o modelo Agência de Turismo, poderia ser muito bem implantado em São Sebastião. Realmente,espero que futuras gestões, dediquem importância a esse segmento, sabendo que a necessidade de um cargo explícitamente político de comando e de confiança é mister, no entanto aqueles que vão fazer parte dessa equipe, assessorando ou mesmo os cargos de carreira, é imprescindível o conhecimento técnico e uma divisão adequada que mencionarei em próximo artigo.

Concluindo, no Governo, apesar da troca de Ministros, que ainda tenho minhas desconfianças, deve mesmo comemorar esses números que a Fundação Getúlio Vargas apresentou, mas por aqui, ao contrário, acredito que não temos muito o que comemorar no DIA MUNDIAL DO TURISMO!


Lehitra’ot

Por. Profº Péppe de Paula
Professor&Consultor

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO DE 2011

Hoje não vou escrever de TURISMO não, mas que na verdade, também tem relação com o TURISMO, pois igualmente é culpa desses muitos governos, que ainda não somos uma potência nesse segmento tão lucrativo e aprazível...Vou escrever pelo 7 de setembro em que existe um "pseudo orgulho" que acomete toda a nação...

‎7 de setembro...Trecho do livro 1822 de Laurentino Gomes (Pág.29): ..."O destino cruzou o caminho de D.Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822, o principe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga...A montaria usada por D.Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão que,... meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro "Independência ou Morte", também chamado de "O Grito do Ipiranga", a mais conhecida cena do acontecimento...Em outras palavras, uma mula sem nenhum charme..."

Recomendo a leitura para melhorar teu conhecimento do que acontece hoje!

Amanhã comemoraremos a Independência brasileira, de uma dor de barriga e muitas mentiras, uma indenpendência parcial, sem que nossa independência democrática, ética ainda não tenha acontecido, é uma pena, é um triste e negro 7 de setembro de 2011, em que não tenho nenhum orgulho disso!

Não morreria pelo Brasil, mas pelo meu filho, minha família e meus poucos amigos! Estou cansado de CORRUPÇÃO, DE INJUSTIÇAS, DO DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO, DAS MORDOMIAS DOS DEPUTADOS E SENADORES, DOS SARNEYS, DOS IMPOSTOS, DA FALÊNCIA NA SAÚDE E EDUCAÇÃO, DO ENRIQUECIMENTO CONTUMAZ DAQUELES QUE SE TORNAM POLÍTICOS PROFISSIONAIS, DAS CUECAS RECHEADAS DE DÓLARES, NAS NOTÍCIAS ESCANCARADAS E NENHUMA AÇÃO É TOMADA PARA TOLIR ESTES DESMANDOS E ETC...

Que rebanho que somos, abatidos cotidianamente, povo brasileiro, bajoujos do carnaval, do futebol, da compra de votos, do bolsa família,todos perfilados amanhã, com bandas, desfiles, civilidade? Pátria amada Brasil!!!

Para quem não conhece sistemas de outros países, saibam que com o dinheiro que o Brasil tem, já poderíamos ser a muitos anos um país de primeiro mundo!!!

Na rima e poesia, diria que setembro, rima com fedendo, sete até parece féde e amanhã o "rebanho" estará na rua, a sorrir a sorrir, homens de terno, crianças com bandeirinhas verdes e amarelas, parecendo uma grande aquarela! Militares, fanfarras, uniformes...Independência ou morte!!! Grito dado depois de uma dor de barriga em cima de uma mula sem nenhum charme! Ahhh Brasil, até parece que nós, os brasileiros vivemos uma interminável charge...

domingo, 28 de agosto de 2011

O LADO NEGRO DO TURISMO...

O antagonismo é presente em tudo nessa vida, positivo e negativo, bem e mal e não poderia deixar de existir no TURISMO também e esse lado podre que aparece está sempre sob o comando daqueles "ungidos" politicamente no lugar dos nomeados técnicamente...

Prova disso? É só observar e ler, um exemplo são os recentes escândalos no MINISTÉRIO DO TURISMO, não por culpa dos funcionários de carreira, aqueles que estudaram para passar em concursos e sim pela incompetência dos protegidos partidários, sem mencionar os atos fraudulentos que os mesmos cometem a todo momento...

Prova que não se entendem, até os membros do partido do Ministro (PMDB) estão pedindo a renúncia do mesmo. O tal que destinou $352 milhões para cidades que nem sabem o que é turista, porque nunca receberam um turista sequer, que mencionei aqui no domingo passado.



Esse é um "ministro" que gentilmente doa Um Milhão de reais (!) para uma empreiteira fantasma de um desconhecido município do Maranhão (Lembram quem comanda esse estado de "Coronéis"? Começa com Sa e termina com ney) e tudo isso aí para todo mundo ver descaradamente...

Nesta hora, nos lembramos dos "anões do orçamentO" e do “ranário” do Maranhão...e tudo continua na mesma, para quem duvida que muito pouco mudou nesse país, recomendo duas leituras, 1808 e 1822 de Laurentino Gomes.

Enquanto isso certos personagens fazem "TURISMO" ás custas do erário...

By Péppe de Paula

domingo, 21 de agosto de 2011

NA CONTRAMÃO DO CRESCIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO NO TURISMO BRASILEIRO...

Péppe de Paula em palestra sobre TURISMO.
Palestrando sobre Turismo com turma da Faculdade Anhembi Morumbi

Sempre recebo emails de um dos melhores Consultores de Turismo que conheço, Eduardo Faraco, é sempre muito interessante ler e refletir sobre suas anotações e dicas sobre o Turismo & Hotelaria em geral. Sua preocupação com a excelência reflete nos seus comentários e nos faz pensar que o TURISMO no Brasil não é levado a sério como deveria, prova disso, as últimas denúncias e escândalos que envolve o MINISTÉRIO DO TURISMO, mais uma vez em vésperas de COPA DO MUNDO, o que prevalece é a vantagem que se pode obter, por parte dos políticos e lobistas, caminhando na contra mão do crescimento e profissionalização do setor...
Por isso, no comentário da semana vou reescrever matéria também distribuída pelo consultor Eduardo Faraco.

Turismo destina R$ 352 mi a cidades que não têm turistas

Dos 841 municípios beneficiados com verbas, apenas 105 são considerados relevantes para o setor no país

Quase a metade das liberações são ligadas a emendas de deputados que citam obras de infraestrutura turística

AGUIRRE TALENTO
DE SÃO PAULO

O Ministério do Turismo gastou R$ 351,7 milhões nos últimos dois anos em obras que nada têm a ver com o setor: drenagem, esgotamento sanitário, praças e pontes.
A maior parte das cidades que receberam as melhorias têm pouco ou nenhum fluxo de visitantes e turistas.
Dos 841 municípios beneficiados pelos convênios de infraestrutura, somente 105 estão na lista dos considerados relevantes para turismo.
Essa relação, feita pelo próprio ministério, é composta por 584 localidades.
Quase metade dos recursos é ligada a emendas parlamentares, propostas sob a rubrica "apoio a projetos de infraestrutura turística".
Uma das emendas do Turismo, destinada à capacitação de profissionais no Amapá, provocou a Operação Voucher da Polícia Federal, deflagrada há duas semanas.
A cidade de Jandira (Grande São Paulo) recebeu R$ 2 milhões no ano passado para realizar uma obra de drenagem e pavimentação. Lá, não existem nem sequer hotéis para receber gente de fora.
A Folha esteve na cidade e questionou as pessoas sobre o turismo. Elas estranharam: "Turismo? Aqui não vem turista", disse um morador.
Falta pouco para a conclusão da obra. Um rio foi canalizado, uma ponte foi construída e será executada a pavimentação do terreno. Os recursos foram pleiteados pela própria prefeitura, administrada pelo PSDB, sem intermediação de emenda.
A obra fica a cerca de 500 metros da prefeitura, mas está a mais de quatro quilômetros da principal atração local, um parque ecológico.
Funcionários da prefeitura dizem que os visitantes do parque são os moradores.

R$ 2,3 MI PARA ASFALTO
No Maranhão, a cidade de Timon, com 125 mil habitantes, ganhou R$ 2,3 milhões em 2010 para asfaltar ruas.
O recurso saiu de emenda do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB-MA), que é marido da prefeita, Socorro Waquim (PMDB). Ambos são do mesmo partido e Estado do ministro Pedro Novais.
A prefeitura vê no turismo uma das possibilidades de desenvolvimento da cidade, mas a atividade ainda não pesa na economia local.
No Rio Grande do Sul, Paim Filho (a 343 km de Porto Alegre) ganhou R$ 975 mil para asfaltar uma avenida.
A verba foi viabilizada pelo deputado federal Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, que pediu à pasta a liberação de recursos, sem necessidade de emenda. O prefeito da cidade, Ceser Beuren, também é petista.
O município tem alguns atrativos, como um balneário e festas religiosas. Mas os maiores beneficiados com as obras foram os habitantes.
"Foi bom para a comodidade dos moradores", disse Ivanilde Conte, coordenadora de projetos da Secretaria de Educação e Cultura. Ela cuida dos projetos ligados ao turismo, já que não há na estrutura municipal uma secretaria destinada à area.
A Folha revelou ontem que a construção de uma ponte, fruto de uma emenda parlamentar do então deputado Pedro Novais (PMDB-MA), hoje ministro do Turismo, beneficiou uma empreiteira fantasma em uma cidade maranhense sem vocação turística, Barra do Corda.

peppedepaula@hotmail.com
peppedepaula@gmail.com
Skype: peppe.de.paula
@tourismeadviser
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261