domingo, 22 de janeiro de 2012

2012 - I WILL BE BACK, ALWAYS...!!!

Caros leitores, obrigado pelos quase 2.000 acessos e bastante deles por leitores no exterior, tank you, ainda falta muito para se chegar a excelência por aqui e certamente preciso melhorar, deixar de me preocupar com pessoas nefastas e ter um olhar mais centrado e profissional como sou, no assunto a que se dedica esse blog, que é o turismo.

Porém é necessário que vocês também manifestem suas vontades aqui, o que necessitam para usufruir de meus textos, seja para viajarem, estudarem, pesquisarem ou o que seja, conto com vocês.

Tirei alguns dias de férias para colocar minhas idéias no lugar e volto hoje a escrever no blog, inicialmente com GUEST POSTS novamente, porém igualmente interessante e começarei com texto do meu amigo Eduardo Faraco www.faracoconsultoria.com.brhttp://opousadeiro.blogspot.com/ , que possui um vasto conhecimento sobre A&B e pode ser localizado nos links mostrados ou pelas seguintes coordenadas faracoconsultoria@hotmail.com ,12 9610 9122, skype: efaraco1, twitter: @EduardoFaraco, se necessitarem de contratação de consultoria e que indico e garanto a competência do mesmo, entrem em contato com ele.


Eduardo nos apresenta nesse post um vídeo sobre Revenue Management orientados à gestores e empreendedores de meios de hospedagem e food service .

Estratégia para otimizar vendas, à medida em que devemos partir do princípio que o produto hoteleiro, eventos, lazer é altamente perecível – ou seja as diárias e outros usos não vendidos hoje, não podem ser compensados amanhã – o revenue management se propõe a analisar permanentemente a concorrência, o momento(o dia), o perfil do cliente e consequentemente se estabelecer estratégias para se buscar o melhor nível possível de vendas em qualquer período desta forma procurando se obter as melhores receitas em períodos de alta temporada e receitas que venham à cobrir custos fixos e os custos variáveis (desde que devidamente planilhados e controlados) calculados para aquele dado período ou hóspede (single, que permanecerá pouco no hotel, etc.)
O segundo vídeo trata de engenharia de cardápios – método que busca analisar o nível de vendas de alimentos e bebidas, mas que também pode ser ajustado à análise de Uhs de acordo com sua margem de lucratividade e popularidade, com consequente manutenção do posicionamento ou reposicionamento frente ao mercado no que diz respeito à custos, preços de venda, estratégias mercadológicas, etc.
Apesar de serem estratégias largamente utilizadas nas redes internacionais e algumas nacionais, os pequenos empreendimentos ainda resistem fortemente à sua utilização, coincidentemente aqueles que são em maior número no Brasil (aproximadamente 25.000 pequenos hotéis e mais de 1,5 milhões de empreendimentos de alimentação fora do lar), e que precisam no nosso entender mais do que nunca buscar ações mais estratégicas, mais pró-ativas e consistentes para fazer com que períodos de baixa ocupação não se tornem momentos tão torturantes como o que temos frequentemente visto.
Peço desculpas, pelos vídeos que tenho postado serem em língua inglesa – vídeos em português que tratem de gestão estratégica em hotelaria e alimentação fora do lar ainda são raros e os que encontrei(que me desculpem os autores), não dignos de serem vistos.

Por Eduardo Faraco


Clips Turismo


Guest Post www.amitur.org.br


“Roda SP” no Litoral 

Até 5 de fevereiro estarão rodando no litoral paulista vários ônibus e micros do programa “Roda SP”. Com um valor simbólico de apenas R$10,00, válidos por dois dias seguidos, você poderá visitar até oito municípios desde Bertioga e até Peruíbe.

Mais do que um citytour, você poderá descer quantas vezes quiser, e onde quiser, para os passeios locais ou para as refeições e pegar o ônibus seguinte sem qualquer problema. São sete as opções de roteiros.

Márcio França, Secretário de Turismo do Estado informa que; “-Esse programa é uma provocação aos empresários de turismo que ainda relutam em se dedicar ao turismo interno e, em especial, às inúmeras cidades turísticas que temos no Estado de São Paulo”.

Novos Hotéis

As cidades de certo porte que deram atenção ao turismo, seja por parte das suas prefeituras, seja por parte dos empresários locais, cresceram no que chamamos de turismo de negócios. Uma coisa puxa outra, e lá vamos nós precisarmos de mais leitos para mais visitantes.

As grandes redes hoteleiras internacionais sempre estiveram atentas e de olho nisso e, agora, uma delas (a rede Accor) já contratou a construção de 25 hotéis no Brasil da ‘bandeira’ Ibis Budget no modelo de franquia. Nove deles no Estado de São Paulo.

O Ibis de Sertãozinho deverá ser o primeiro a abrir as suas portas dentro de um ano. A seguir serão os hotéis de Catanduva, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Limeira e Americana. Serão empregados algo em torno de 200 milhões de reais.

Foram leituras interessantes para mim, pois voltei a ter vontade de aqui construir textos que possam ajudar a quem quer que seja em prol da tão necessária PROFISSIONALIZAÇÃO DO TURISMO, que tanto precisamos, afinal de contas o Ministro anterior e seus asseclas ,que já foi mencionado nesse blog, sem completar um ano na função, deu um prejuízo de 67 milhões de reais ao Ministério (Afff...e continua tranquilo, tranquilo lá junto da máfia do Maranhão), leiam no link abaixo:

No mais, desejo a vocês um excelente 2012, cheio de viagens, sejam virtuais, reais ou somente nos seus corações!!

Bissale mazal!!

@tourismeadviser
Skype: peppe.de.paula
peppedepaula@hotmail.com
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261