quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ESCLARECIMENTOS.

Quero comunicar aos meus leitores, que esse BLOG não possui nenhuma ligação com POLÍTICAS PARTIDÁRIAS, que os textos escritos aqui não são contra esse ou aquele gestor ou futuro gestor, não promulgam PICUINHAS POLÍTICAS, ou quer alimentar aqueles nefastos párias que vivem das palavras, cargos e posições e não das ações e atitudes...

A única e principal finalidade é promulgar conceitos e idéias que possam ser observadas, analisadas, discutidas e quem sabe aproveitadas para a PROFISSIONALIZAÇÃO do TURISMO, a quem possa interessar, seja privado ou público, explicitamente veiculado a POLÍTICAS PÚBLICAS para os paradigmas de planejamento para o TURISMO e seus diversos segmentos, como também dar dicas de TURISMO, críticas dos mais variados setores de Hotelaria, A&B, restauração, entretenimento, lazer e educação física para o TURISMO.

A minha única posição é TÉCNICA e PROFISSIONAL, não querendo atingir nenhum  forum pessoal ou partidário e se baseia nas publicações acadêmicas, nas notícias, textos, posts, teses, conceitos, livros didáticos, sites de turismo, associações de classe, no trade e acontecimentos elencados às áreas pertinentes as especificidades acadêmicas as quais me especializei.

Portanto, como é público e salvo algumas publicações, que foram defesas contra a minha honra e dignidade e que possuo irrefutáveis provas de calúnias e assédio moral por parte daqueles que o fizeram, e para tanto nas entrelinhas, captaram e tentam me voltar contra esse ou aquele, esclareço os objetivos desse BLOG derradeiramente nessa semana.

Agradeço aos diversos emails de incentivo, aos empresários, o trade e a OAB, ao Conselho Municipal de Turismo, o apoio recebido, que sabem que o que faço ha mais de 20 anos, é a luta pela profissionalização do TURISMO na nossa cidade e região...

"Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la."
( Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor )


@tourismeadviser
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261
peppedepaula@hotmail.com

Shalom aleihem!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SÉRIE VIAGENS: POÇOS DE CALDAS, UMA JOIA MINEIRA!

Caros amantes do TURISMO, HOTELARIA, A&B, ENTRETENIMENTO E LAZER, aqui estamos para mais uma semana de bate papo sobre algo que a minha modesta opinião pode ser útil e dessa vez vou iniciar a "série viagens" que estou adiando a tempos em escrever, devido a tantos assuntos que temos nesse fantástico universo que literalmente nos fazem viajar no real e no virtual com muita paixão e gana de conhecimento. É uma pena que nesse país , eu não consiga sobreviver, só escrevendo sobre TURISMO, HOTELARIA, A&B, ENTRETENIMENTO e LAZER e por isso dedico apenas algumas horas de um dia por semana para tentar chegar a vocês e me sinto satisfeito, mesmo que por enquanto poucos visitem esse blog multifacetado.

Vou tentar descrever de uma maneira crítica uma última viagem que fiz, na verdade, para fazer um curso, mas que nas horas livres pude analisar com uma visão de TURISTA a bela e aprazível cidade de POÇOS DE CALDAS MG.

Poços de Caldas localiza-se a Sudoeste do estado de Minas Gerais, bem próxima à divisa entre o estado de Minas e São Paulo.

A cidade ocupa posição geográfica altamente estratégica, em função da proximidade com São Paulo (243Km), Belo Horizonte (460Km) e Rio de Janeiro (470Km), cujas ligações se processam por rodovias asfaltadas e por estar integrada as rotas das estâncias hidrominerais paulistas de Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro, Monte Alegre do Sul e Águas da Prata, e também com as estâncias mineiras de Caldas (Pocinhos do Rio Verde), Cambuquira, Lambari, Caxambu e São Lourenço.

Além desses fatores, Poços de Caldas possui proximidade com as regiões mais desenvolvidas do interior do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto (175Km), Campinas (163Km) e São José dos Campos (315Km).

Três eixos viários possibilitam o acesso a Poços de Caldas:

SP 342: seguindo da Rod. Adhemar Pereira de Barros (SP340) - ligação com São Paulo através do portão de entrada da Região de Campinas.

BR 267: iniciando na Fernão Dias (BR381) - ligação com a capital Belo Horizonte.

BR 459: vindo pela Presidente Dutra (BR116) - ligação com a região de São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro.

BR 459, também chamada de Rota Tecnológica, localiza-se em um dos maiores centros de pesquisas e empresas que desenvolvem a tecnologia brasileira, entre as quais estão as cidades de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Lorena, entre outras.

São municípios vizinhos de Poços de Caldas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre.

Para quem quiser, acabei pesquisando e descobri que existe um bom aeroporto em Poços de Caldas, mas não achei muitos voos para lá e sim para cidades mais próximas como Varginha, mas para sua consulta aí vai mais um link http://destinia.com/voos/Po%C3%A7os-de-Caldas.

Saímos de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo e fizemos uma rota comum para quem vai de carro, van ou micro ônibus e percorremos a Tamoios, depois entramos na Carvalho Pinto até Taubaté e subimos a serra em direção a Santo Antonio do Pinhal até entrarmos na MG 173, passamos por várias cidades até Pouso Alegre, pegamos a BR 459 até chegar a Poços de Caldas, nosso destino, mas vocês poderão planejar sua viagem com rota que melhor servir e o primeiro passo é procurar no Google Maps:




http://www.hotelminasgerais.com.br/
Chegamos depois de quase 8 horas de viagens entre paradas e belas paisagens, além de termos feito um desvio. De cara fomos para o Hotel, o único disponível, pois a cidade estava lotada devido a vários eventos (Isso me fez pensar: "...Pow, São Sebastião não poderia ser assim também?")e ficamos hospedados no Hotel Minas Gerais.




Para minha surpresa, pela qualidade apresentada à primeira vista, acreditei que a recepção iria ser tão elegante quanto a aparência do prédio, mas fomos recebidos, digamos, estranhamente pela recepcionista do Hotel que nos perguntou duas vezes se tínhamos certeza que estávamos hospedados ali e se tínhamos reserva, depois de deixar nossos nomes e documentos sobre o balcão, imediatamente me lembrei de um colega renomado e excelente consultor, EDUARDO FARAGO, que sempre fala na mão de obra desqualificada e mal treinada que temos no nosso parque hoteleiro, assunto que possivelmente abordarei em próximo artigo.

Bem cansados, depois de uns 30 minutos para a confusa e descrente recepcionista achar nossos nomes, subimos para o apartamento para tomar uma ducha e sair para comer alguma coisa, já pelas 22h00.

http://www.hotelminasgerais.com.br/ - Apartamento duplo
Saímos para comer e posso lhes dizer que a variedade é enorme e optamos por comer um "fast food" local, que na verdade apenas provei um enorme sanduíche de picanha com mandioca, pois havia comido em um restaurante de estrada um suculento sanduíche de linguiça, mas por via das dúvidas consulte antes o link abaixo para obter mais informações:


Infelizmente não tive muito tempo para pesquisar a gastronomia local, pois não estava ali a turismo, mas o Hotel servia refeições, você tinha a opção de meia pensão ou pensão completa e como fomos com um grupo razoável a diária foi bem acessível.

http://www.hotelminasgerais.com.br/ - Restaurante
Não sei se o meu paladar é um pouco mais exigente, porém achei a gastronomia do hotel apenas trivial, sem muita sofisticação ou pratos elaborados, já que pelo menos no almoço (optamos por meia pensão)não havia nada "La carte", sem mencionar que um dia o garçom que atendia "personalmente" nossa mesa, esqueceu de perguntar o que eu queria beber, lembrei-me mais uma vez do Consultor Eduardo Faraco, e olha que temos tantos profissionais bons, estudados e preparados para dar treinamento, assessoria, consultoria, o problema é que, os hoteleiros, pousadeiros não estão preocupados em nos contratar para treinar seus funcionários, em investir na qualidade de seus empreendimentos, bom , mas isso é rotina por aqui no Litoral Norte Paulista de modo geral, um dos motivos por não termos status de destino turístico, pena...

Poços de Caldas é uma delícia de cidade, uma estância com toda a qualidade necessária para atender quem quer que vá visitá-la, é claro que estamos falando de turistas nacionais, pois, pelo que conheço o turista internacional "torceria" o nariz para algumas coisas, principalmente pela limitação em outros idiomas que o brasileiro tem.

Apresento a vocês abaixo,  dois vídeos que selecionei,que sintetizam os principais pontos turísticos e de visitação e recomendo um bom "relax" nas Termas que certamente vão energizá-los por um bom tempo...



A vida noturna, as baladas, são bem animadas e se vê muita gente bonita por lá, muitos barzinhos e "butecos" na Praça Pedro Sanchez, o principal reduto, muitos com música ao vivo, casas noturnas, que também infelizmente não pude visitar a contento para mostrar a vocês, pois como citei anteriormente, fui fazer um curso e não turismo, mas quem sabe um dia, através deste blog eu receba um convite e possa detalhar mais os prós e por que não os contra desse delicioso destino turístico.

As melhores dicas vocês poderão clicar no link abaixo e irem preparados para a ferveção que vara a madrugada:


Como tinha que estudar não saí muito para as compras, outro ponto favorável da cidade, um comércio vivo e variado com muitas opções, porém aproveitei alguns momentos livres para explorar as boas instalações do Hotel Minas Gerais, que vocês poderão conferir no site.

 Ah, para finalizar um aviso, é bom que tenham um bom plano de saúde caso se machuquem, o atendimento pronto socorrista lá é péssimo, como vocês podem observar nas fotos, sofri um acidente na poltrona do micro em que viajávamos e luxei o dedo mindinho da mão direita, e infelizmente tive que ir ao PS local, com uma fila imensa, que me custou um dia inteiro para ser atendido além de R$ 80,00 em táxi para ir de um extremo a outro de Poços de Caldas para tirar radiografia, pois o do PS estava quebrado.

Gostaram? Pois então escrevam, me contatem, pois ainda tenho muito mais material para escrever, criticar, sugerir e lhes desejo uma boa viagem virtual na esperança que a façam também realmente...

Até a próxima! Shalom!

@tourismeadviser
55 12 9714 1841
55 12 9192 8261
peppedepaula@hotmail.com

"As paixões são como ventanias que sopram as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens, nem aventuras, nem novas descobertas."
( Voltaire )



terça-feira, 15 de novembro de 2011

GUEST POST



Assinando o certificado do Curso do SICONV - Sistema ,
de Convênios do Governo Federal,
feito no Rio de Janeiro em 2010.
                                                                                                            Ei amigos, apreciadores de leituras ligadas ao turismo, hotelaria e lazer, mais uma semana tentando trazer a vocês, opiniões , estudos e pesquisas relacionados a essas matérias tão apaixonantes que só de lê-las, estamos fazendo uma viagem nas nossas emoções e o melhor, está sendo escrita no final de um "Feriadão", palavra mais que apropriada para fazer TURISMO, o que acho que muitos de vocês fizeram e merecidamente! Que D'us sempre os abençoem para que possam degustar dessas experiências que jamais sairão de suas lembranças!

Esta semana, eu não vou escrever, mas sim inaugurar uma nova utilidade para esse BLOG, abrir espaço para GUEST POSTS, para profissionais, estudantes e apreciadores, que possam contribuir, para que idéias sejam transformadas em planejamento e planos de ações como novos paradigmas de gerenciamento em turismo, hotelaria e lazer.

Eu recebi na quarta feira passada um email de Breno Pessoa que posto na íntegra aqui, onde resolvi abrir este espaço para outros colaboradores, afinal de contas, não sou o "pai da matéria" e apenas um eterno aprendiz :

Bom dia Pepe, tudo bem?

Meu nome é Breno Pessoa e estou desenvolvendo um estudo sobre turismo, guest post e marketing digital. Em resumo, um estudo até junho do ano que vem em que analizo diversos fatores do turismo online, a influência do marketing digital e comunidades online.

Para tal estudo de caso, tomo como exemplo 3 empresas que só existem online! E queria contar com a sua ajuda, enviando uma artigo/colaboração para publicação no blog como guest post.

O artigo está em anexo! É sobre uma viagem que fiz a Fortaleza recentemente. Precisaria que você mantivesse a formatação (em paragráfos), os links e publicasse a foto anexada aqui. Cada um desses é importante... rs - difícil explicar mas tem a ver com as análises! Poderia publicá-lo, ficaria super agradecido!

Venho contando com a ajuda de alguns acadêmicos com a publicação em seus blogs, como por exemplo a Eliane:

http://caminhosdoturismopeloturismologo.blogspot.com/2011/11/hospedar-se-proximo-avenida-paulista.html

Pode fazer uma introdução para o post, caso achar que sai um pouco da linha do seu blog, ou apenas assinar 'Por Breno Pessoa'.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Fico no aguardo da sua resposta então! (dedos cruzados cá)

Abraço,

Breno

Pois, aí está BRENO, tua matéria, que virá certamente contribuir para a riqueza desse BLOG...


Off the beaten track – preciosidades do Ceará




Uma escapada a Fortaleza é a idéia de muitos para uma super viagem de férias, principalmente durante o verão. O roteiro costuma não variar tanto, descemos no Aeroporto Pinto Martins (www.foursquare.com/v/aeroporto-pinto-martins-for/4b757300f964a5201c0d2ee3), pegamos um táxi com motoristas simpáticos, que costumam nos brindar com um sorriso e um sotaque nordestino de primeira. Cria-se toda a atmosfera para uma divertida estadia logo na chegada. Costumamos também reservar um hotel em Fortaleza (www.clickhoteis.com.br/Fortaleza-Brasil/Hoteis/) quase sempre à beira da orla, porque além de hospedar-nos de frente para o mar, temos a conveniência de estar próximos a diversos restaurantes e opções de lazer da cidade. É o que todos fazemos, não?

O número de turistas internacionais à cidade é significante, e embora meu companheiro de viagem tenha argumentado que o motivo para tal é a próximidade desta capital da Europa, a mais próxima em todo o Brasil, eu tive que discordar e dizer que o motivo são os seus encantos, atrações e praias, muita praia. Não é à toa que sempre retornamos.

Quando visitamos Fortaleza desta última vez, no entanto, decidimos colocar em prática uma expressão inglesa que já resonava na nossa agenda há algum tempo: off the beaten track, literalmente, fora do caminho batido. Pesquisamos opções de passeios e encontramos dois, e isso realmente fez a diferença nestas férias. Incrível como nunca havíamos pensado que por pouco mais de 50 Reais, poderíamos confortavelmente ir e voltar no mesmo dia à Praia Canoa Quebrada, um paraíso na terra (www.bestday.com.br/Passeios/praia-canoaquebrada/).

Andamos de buggy pelas dunas, mergulhamos, comemos frutos do mar frescos, e nos demos conta do quanto é importante deixar a cidade grande, vez ou outra. Na volta ao hotel, buscamos um passeio mais curto para o dia seguinte, e optamos pela praia de Águas Belas, a apenas 60 km da capital. A surpresa foi o inesperado encontro do rio com o mar que concede a esta praia uma beleza de tirar o fôlego, principalmete quando o sol está prestes a se pôr. Pena foi não ter tido tempo de ir a Jeri, que dizem ser uma das praias mais belas do mundo.

De volta a Fortaleza, ainda sobrou tempo para ir ao nosso restaurante favorito (http://www.cantinhodofaustino.com.br/) , pedir camarão ao molho de coco e relembrar que Fortaleza também nos fisgou pelo estômago. Esse é um dos nossos passa-tempos preferidos na capital do Ceará, comer, comer, comer.
                                                                                           Por: Breno Pessoa


Muito bem, interessante, fácil de ler e o mais importante nos remete ao lugar, fazendo com que imaginemos a beleza existente lá...

Confesso que sempre fui um adepto do " off the beaten track" e por isso quando morei e trabalhei na Europa, também pude conhecer roteiros não muito conhecidos, que em outra oportunidade irei postar aqui, com fotos...

No mais, amigos, desejo uma semana abençoada e peço gentilmente que ajudem a divulgar esse BLOG que possa chegar a todos aqueles que desejam que cada vez mais o TURISMO seja profissional nesse país em que quase tudo é feito amadorísticamente ou que corruptamente favoreça apenas a alguns...

Shavua tov!

peppedepaula@hotmail.com
@tourismeadviser
55 12 97141841
55 12 91928261

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO LEI 66/2011 - SÃO SEBASTIÃO SP BRASIL

Chazak Baruch!

Começo o texto dessa semana com um misto de desapontamento e alegria, pois antes de qualquer coisa e sabermos que somos seres políticos, quer queiramos ou não, não posso me omitir ao meu desejo, que antes que as políticas fossem partidárias, devessem ser essencialmente públicas, em função do TURISMO.

Representando o CONTUR em audiência pública.
Digo isso, por que acabei de passar pela Câmara Municipal de São Sebastião, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 66/2011 que regulamenta o CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, o COMTUR ou CONTUR, que depois das correções necessárias finalmente dará um norte para a logística pro turismo dessa cidade que desde quando cheguei aqui (1992), não consegue construir uma política pública de turismo adequada para fazê-la despontar como uma cidade de potencial e projeção turística no cenário nacional e internacional.

Assunto esse que insistia, insisti e insisto e já havia apresentado algumas vezes  a alguns pseudo responsáveis pelo turismo sebastianense, e enquanto Secretário Executivo do CONTUR dessa ingrata cidade, convidei inclusive  o jornalista Jarbas Favoretto, citado e homenageado em texto anterior a esse, que viesse a  cidade  e  que palestrou a todos no Teatro Municipal sobre a importância de um Conselho Municipal de turismo bem estruturado, coeso, consistente e com poderes deliberativos, e tenho provas suficientes em meus arquivos sobre a verdade desses acontecimentos.



www.grupos.com.br/group/cgctln/Messages.html?...09 (Gestores do Turismo do Litoral Norte Paulista)





Eu representando o Município de São Sebastião em Ribeirão Preto SP.
Esses são apenas alguns links das minhas participações, além das minhas diversas traduções e colaborações que outros assinam, como fomentador do turismo da região, o que me faz parabenizar a aprovação desse fortalecimento necessário que já faz tempo que o CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO deveria ter, porém o desapontamento é que mesmo diante da importância de tal acontecimento, mais uma vez o TRADE não esteve presente, os verdadeiros interessados e os que realmente deveriam comandar os caminhos do fomento ao turismo nesse Município, lamentável!.

Agora tenho que confessar com um sorriso desprezível no rosto, eu diria, pois, estava presente na plenária olhando para os olhos dos notáveis edis, em ver o demagogismo de "amigos" do passado, políticos do presente, ora, que acompanham minha luta pelo TURISMO dessa cidade, que ouviram minhas considerações e até aproveitaram-se delas, mas os enaltecimentos são sempre dirigidos àqueles que em outras ocasiões são criticados em plenária ou enviam-lhes requerimentos, porém são, talvez "seres" mais importantes aos olhos deles.

Enfim, hoje esse blog é pequeno, tem poucos leitores, mas mesmo assim, sou abordado e recebo emails de incentivo e cumprimentos e como um ser vivo que cresce e evolui, acredito que através do estudo, pesquisa e textos comprovados de verdade e documentos guardados, este blog também crescerá e quem sabe formará opiniões que possam mudar paradigmas concernente ao TURISMO, aqui ou em outro lugar...

Para ilustrar algumas de minhas informações, posto alguns emails trocados com o Jornalista Jarbas Favoretto quando das tentativas de fortalecer o CONTUR de São Sebastião:

From: conselhoturismo@uol.com.br


To: peppedepaula@hotmail.com

Subject: CONSELHO MUNICIPAL
Date: Mon, 23 Aug 2010 14:14:55 -0300
Bom Dia !
Eu, como Secretário Executivo do CONTUR e o empresário
Adrian Fuhrhausser, na época Presidente do CONTUR
de São Sebastião em reunião em São José dos Campos.

Você está fazendo parte do Comtur da tua cidade ?
 Sim...sou o 1º secretário.
Quem está presidindo o teu Comtur no momento ?
Empresário do setor náutico e hoteleiro Sr. Adrian Fuhrhausser.

Você pode nos dizer se e  como ele tem funcionado ?
Funciona, mesmo sem possuir um Fundo de Turismo, por dedicação de alguns conselheiros, possuímos reuniões mensais, todas as últimas quartas feiras do mês com primeira chamada as 17h30 e segunda chamada 18h00, feitas alternadamente no centro e costa sul do município, para discutir os rumos do turismo do município.
                                                                                
Estamos preparando algumas ações na sua região e, por isso, torna-se importante recebermos informações de sua parte.

Se você acrescentar os seus comentários a respeito, melhor ainda.
Seria muito importante se tívéssemos um papel mais importante e acesso junto ao Conselho Estadual além de uma maior intereação entre os conselhos da região, devido aos rumos da PNT, elencadas com a logística de regionalização. Já é hora de possuirmos um Conselho Regional de Turismo.

Abraço,
Conselho Estadual de Turismo
Jarbas Favoretto.
(11) 6301-4733





Bom dia Péppe.

O Conselho Estadual precisa a presença de membros dos Conselhos Municipais das cidades de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba numa reunião só. Não fazemos idéia de quantas pessoas seriam.
Mas, veja que nos interessa dar mais força para a cidade anfitriã que, assim, poderia convocar todos os empresários locais que não fazem parte do Comtur, porém são pessoas a quem nos interessa conscientizar.
Precisamos de um auditório de tamanho compatível, que seja gratuito e que, claro, tenha o apoio da Prefeitura local que pode ter o seu Prefeito para fazer a abertura oficial do evento.
Também gostaríamos de ter de graça um coffebreak (Mas, se não tiver coffebreak não tem importância)
Nós temos um compromisso com as Faculdades de Turismo e, por isso, vamos precisar de três estagiárias de Turismo na ocasião, para as quais pagaremos $30,00 a cada uma.
Se eu precisar de hotéis ou restaurantes, essas despesas nós pagaremos, pois para isso não vamos pedir cortesias.
Veja se a cidade pode oferecer a parte dela para que eu possa encaminhar para a Comissão que está cuidando disso.
Abraço,
Jarbas Favoretto
            (11) 3758-0142      
            (11) 6301-4733      




De: José Iran Péppe de Paula [mailto:peppedepaula@hotmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 26 de agosto de 2010 09:55

Para: conselhoturismo@uol.com.br

Cc: Adrian Fuhrhausser
Assunto: RE: RES: CONSELHO MUNICIPAL


Caro Jarbas,



Pode contar comigo e realmente gostaria muito de  candidatar-me, para estar mais perto do Governo do Estado, "lutando" pela excelência do turismo na nossa região e município, usando essa sua dedicação e "luta" de muitos anos na mesma causa, como exemplo.

Já encaminhei o documento do FUNTUR para o Presidente Adrian, espero uma manifestação da parte dele, e acredito que a criação desse fundo seria a "fonte da juventude" do COMTUR.

Sua presença e uma reunião por aqui seria importante, pois sinto uma desacelerada dos membros do conselho, cada vez menos deles comparecem as assembleías e compreendo muito bem esse sentimento pelo qual eles passam, estão de mãos atadas para dar continuidade a seus projetos, engessados infelizmente pela burocracia pública...

Saudações turísticas


Prof. Péppe de Paula



From: conselhoturismo@uol.com.br

To: peppedepaula@hotmail.com
Subject: RES: CONSELHO MUNICIPAL
Date: Thu, 26 Aug 2010 06:26:47 -0300
Obrigado pelas informações, Péppe.
Estou anexando um modelo de Lei para um Funtur, para você estudar e, quem sabe, adotar.
Depois de uma reunião que tivemos por aqui, resolvemos fazer algumas reuniões no Interior, exclusivamente com os Conselheiros dos Contur’s locais.
Eu estou estudando fazer uma reunião apenas com as cidades do Litoral Norte antes de Dezembro.
Vou ver qual cidade oferece melhores condições para reunirmos dos os Conselheiros dessas cidades. Se você quiser se candidatar, avise-ne.
Abraço,
Jarbas Favoretto.





A VERDADE É NUA E CRUA...só não vê quem não quer, mas mesmo assim, estou aqui!

55 12 9714 1841
55 12 9192 8261
peppedepaula@hotmail.com
@tourismeadviser 



"O irracional respeito à autoridade é o maior inimigo da verdade."

( Albert Einstein )

Saudações Turísticas e até o próximo texto!